Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

7/10/2019 - Sorocaba - SP

Cãominhada reúne sorocabanos e seus pets no Parque da Biquinha




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Dezenas de pessoas, entre crianças e adultos, e seus bichos de estimação participaram neste sábado (5) da Cãominhada no Parque da Biquinha, onde desfrutaram de uma manhã agradável em contato com a natureza. O evento gratuito contou com uma caminhada ao ar livre pelas trilhas do espaço ecológico, guiada pela equipe da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), e outras atividades educativas ao longo da manhã.

Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, a programação faz parte da Semana Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal e teve como intuito orientar e sensibilizar a população sobre a posse responsável, a importância do convívio harmônico entre animais e seres humanos, a proteção e o bem-estar animal.

Quem chegava ao parque já conhecia Miranda, Gabana e Lindsen, animais do Abrigo Municipal que estão para adoção. As três receberam muito carinho, não só dos funcionários da Sema, mas também do público do Cãominhada. A caminhada guiada pela trilha teve início por volta de 10h, com a participação de dezenas de cachorros e seus tutores. Saquinhos foram disponibilizados aos visitantes que chegavam para o evento para recolher as fezes dos seus cães.

A equipe da Seção de Proteção e Bem-Estar Animal orientou os visitantes, dando informações sobre a castração, a questão do abandono, maus-tratos, além de abordar com os tutores dos animais da importância de evitar que o animal saia sozinho na rua e possua uma identificação, entre outros assuntos ligados ao tema. Um material informativo também foi entregue.

Uma das atrações foi a exposição “Silvestre não é Pet”, que mostrou animais taxidermizados (empalhados), como arara-azul, tucano, papagaio-verdadeiro jabuti e sagui, com o objetivo de abordar o complexo problema de as pessoas quererem ter animais silvestres em casa, como se fossem animais de estimação (os chamados “pets”), estimulando o tráfico dessas espécies no Brasil, que é o terceiro maior, perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas.

A exposição também mostrou ao público gaiolas utilizadas para captura e tubos utilizados para o transporte no tráfico de animais silvestres. As aves são o grupo de animais mais comercializados. Estima-se que 90% dos animais traficados morrem antes de chegar ao seu destino final, devido a captura, a falta de alimentação e principalmente por conta do transporte precário.

Outra atividade oferecida no Parque da Biquinha foi uma exposição de penas e ninhos de aves, realizado pelo Coaves (Clube de Observadores de Aves de Sorocaba). Marcos Antonio Leonetti, integrante do grupo, levou para os participantes do Cãominhada delicados ninhos de beija-flor que ele conseguiu em diversos pontos da cidade. Ele também mostrou penas de gavião, coruja, urubu, galinha da angola, entre outras espécies de aves.

Quem também esteve presente no Cãominhada foram alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Sorocaba (Uniso), que deram orientação ao público a respeito de assuntos como a importância da vacinação, vermifugação e castração, além de informações sobre ectoparasitas em geral, como pulgas e carrapatos.

A professora Darlene de Moraes, moradora do Júlio de Mesquita Filho, levou seu animal de estimação e seus filhos Lucas, de 11 anos e Luiza, de 14 anos, ao Parque da Biquinha. “ Gostamos deste parque e de passear com o nosso cachorro, então unimos o útil ao agradável”, declarou.

A família aproveitou todas as atrações oferecidas pelas Secretaria do Meio Ambiente no Cãominhada. “Amei as informações. Foi muito interessante, inclusive para meu filho ouvir”, contou. “Ele queria uma iguana e foi bom vir aqui porque ele tinha que saber essas informações sobre os animais selvagens, porque muitas vezes as crianças não entendem. Aqui ele interagiu bastante com os funcionários, que falaram sobre o tráfico de animais e todo o procedimento que é necessário para ter um animal silvestre em casa”, declarou.

A Semana Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal faz parte do calendário oficial de datas alusivas ao Meio Ambiente, conforme prevê a Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009. O Parque da Biquinha está localizado na avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.