Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

30/3/2011 - Sorocaba - SP

Campanha realiza 466 exames de tuberculose




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

A Campanha de Busca do Sintomático Respiratório, promovida pela Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) entre os dias 21 e 25 de março, para marcar a passagem do Dia Internacional da Tuberculose (celebrado no último dia 24), colheu 466 amostras do exame de escarro, realizado para detectar a doença. Deste total, um caso já foi identificado e o paciente já iniciou o tratamento. Alguns exames ainda aguardar resultado.

A enfermeira Valquíria Carnio Gomes, coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, explica que a campanha teve como objetivo examinar as pessoas que apresentam os sinais da doença e assim identificar novos casos em fase inicial. “O tratamento é gratuito, com antibiótico. Ele interrompe a transmissão para outras pessoas e garante a cura da doença no prazo de seis meses, se seguido corretamente”, explica.

O caso identificado foi encaminhados para acompanhamento e tratamento na Policlínica Municipal de Especialidades “Dr. Edward Maluf”, onde funciona o programa, que mantém um trabalho permanente.

Quem está com tosse há três semanas ou mais e não participou da campanha, ainda pode fazer o exame em qualquer uma das 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira. Todas as UBSs da cidade têm profissionais preparados para identificar um caso suspeito e realizar o exame na rotina do atendimento”, explica Valquíria.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.