Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

16/7/2018 - Sorocaba - SP

Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal atendeu 1.900 pessoas em Sorocaba




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

1_2

Finalizada no dia 18 de maio, a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal atendeu 1.900 pessoas em Sorocaba através das 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O número foi apurado e divulgado na última quarta-feira (11) pela Coordenação de Saúde Bucal do município. De todos os avaliados, 85 pacientes tiveram alterações sem suspeita de malignidade e outros 11 apresentaram a suspeita de malignidade.

De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal, Ana Paula Penna Vallilo, os casos identificados com suspeita de câncer, dependendo da complexidade, são encaminhados à Policlínica Municipal de Especialidades “Edward Maluf” ou até mesmo tratados em UBS. “É importante que as pessoas façam periodicamente um autoexame da boca. Caso apareça algum ferimento, devem procurar imediatamente o dentista da Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência. Quanto mais cedo o diagnóstico for descoberto, maior é a chance de cura”, explica a dentista.

A campanha foi iniciada no dia 23 de abril com o objetivo de promover a prevenção e detecção precoce do câncer bucal. Durante esses dias as 32 UBSs se organizaram em promover a assistência por meio de uma estratégia para ampliar o atendimento na rede.

A principal ação realizada foi o exame clínico em demanda livre,
ou seja, o paciente que chegasse na unidade e desejasse ser examinado, não necessitaria de agendamento prévio. A Secretaria de Saúde (SES) também ofereceu palestras sobre o câncer bucal e orientação de como realizar o autoexame. Só nos grupos de orientação, cerca de 900 pessoas participaram.

No dia 12 de maio, sábado, houve o “Dia D” e todas as UBSs de Sorocaba contaram com equipes de saúde bucal, das 8h às 17h, efetuando consultas de quem passava pelas unidades.

Na UBS Éden, o dentista Marcos Sodré e sua assistente, Elisângela Marques, tiveram a ideia de elaborar uma mesa clínica com a finalidade de atrair mais usuários a se informarem e se motivarem a serem examinados. Já a unidade do Habiteto foi a que mais atendeu pacientes, um total de 210, além de promover uma festa de confraternização para o encerramento da campanha. As ações também tiveram a colaboração de residentes em odontologia.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.