Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

27/3/2017 - Sorocaba - SP

“Câmara de Bairro em Bairro” reúne cerca de 200 pessoas no Parque São Bento




da assessoria de imprensa da Câmara de Sorocaba

Lançado pelo presidente da Casa, vereador Rodrigo Manga (DEM), com o apoio da mesa e demais vereadores, o evento recebeu reivindicações e sugestões da população visando a implementação de melhorias públicas

        Sucesso de público, a primeira edição do Programa “Câmara de Bairro em Bairro” reuniu cerca de 200 pessoas na manhã desta sábado, 25, no Centro de Educação Infantil “Larissa de Freitas Borges” (CEI 99), no Parque São Bento. O evento, idealizado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Rodrigo Manga (DEM), juntamente com a atual mesa diretora da Casa, teve a participação de 14 vereadores.

        No encontro foram definidas pela população 20 principais propostas de melhorias para a cidade, cujas sugestões darão origem a requerimentos, projetos e outras ações legislativas em benefício da comunidade. Essas ideias tiveram origem a partir de 88 formulários preenchidos pelos munícipes que estiveram no local e elencaram as necessidades mais urgentes quanto àquela região.

        “É um sonho realizado. Esse evento contou com ampla adesão da população. Essas pessoas fizeram parte de um momento histórico para Sorocaba. Tanto é que já vamos programar uma segunda edição para o fim de abril, que deve contemplar a região do Bairro Júlio de Mesquita Filho”, adianta Rodrigo Manga, que planejou o Programa “Câmara de Bairro em Bairro” ainda em campanha para presidir o Parlamento Municipal.

        Criado na década de 1980 e localizado na Zona Norte de Sorocaba, a cerca de 12 quilômetros do Centro, o Parque São Bento congrega uma das regiões mais populosas da cidade, com aproximadamente 100 mil habitantes. Por esse motivo é que essa localidade foi escolhida para receber a primeira edição do novo programa do Legislativo de Sorocaba.

        Além de Rodrigo Manga, marcaram presença no evento no Parque São Bento os vereadores João Donizeti (PSDB), Hudson Pessini (PMDB), Francisco França (PT), Rafael Militão (PMDB), Pastor Apolo (PSB), Renan dos Santos (PCdoB), Silvano Júnior (PV), Fausto Peres (PTN), Iara Bernardi (PT), Hélio Brasileiro (PMDB), Luís Santos (Pros), Vitão do Cachorrão (PMDB) e Péricles Régis (PMDB).

        Relatório das edições  Após cada edição do programa será enviado ao Executivo um relatório com as reivindicações da população do bairro e região. Nesta edição, o destaque ficou para aquelas ligadas à área de saúde, bem como às de trânsito, educação, urbanização, regularização fundiária, esporte e assistência social. Cada um dos 20 sorteados pôde falar por 3 minutos na tribuna, com direto à réplica de um minuto e meio.

        A professora Viviane Zorzim, 40 anos, é moradora no Parque São Bento desde 1987 e foi a primeira a formalizar suas sugestões durante o evento. Depois, acabou sorteada e, na tribuna, apontou a necessidade de um Pronto-Atendimento e de ambulâncias para atender ao bairro. “O Parque São Bento é do tamanho de uma cidade e merece ser tratado como tal. É muito grande e demanda ações mais modernas e amplas, não apenas pontuais”, justificou.

        Enquanto Francisca Silva cobrou mais segurança para o bairro, a também moradora Zenaide Devasto apontou o problema de calçadas irregulares que dificultam a passagem de pedestres, sobretudo de idosos. A falta de lombadas nas vias, de vagas nas escolas do bairro para a comunidade local e necessidade de ampliação do sistema de coleta seletiva também não passaram em branco. Acompanhado da mãe Patrícia Branco, que cobrou a limpeza de terrenos, o menino Gabriel, 4 anos, foi o mais jovem a participar efetivamente da ação no bairro. “Queria um campo de futebol”, pediu.

        Ainda diante das demandas dos participantes, o presidente da Câmara se comprometeu a convidar um representante dos Correios para ir à Câmara a fim de explicar por que parte do Parque São Bento não dispõe do serviço. “Vamos ainda requerer ao Executivo a realização de um mutirão de regularização fundiária e outro de saúde no bairro. E convidar os deputados para que venham ao bairro e ouçam a comunidade quanto aos problemas que são relativos aos governos estadual e federal”, mencionou Manga, durante o evento.

        Programa e TV – O Programa “Câmara de Bairro em Bairro” foi instituído pela Resolução nº 443, de 12 de janeiro de 2017, e tem como objetivo promover a integração entre o Poder Legislativo e a comunidade, identificando as demandas dos diversos bairros da cidade e encaminhando as reivindicações dos munícipes de cada região ao Poder Executivo. As reuniões serão realizadas uma vez por mês, devidamente agendadas em próprios municipais, com ampla divulgação.

        “O propósito desse evento é aproximar a Câmara Municipal da população. Os moradores do bairro são os que melhor sabem das necessidades do dia a dia”, finaliza o presidente do Legislativo. E aproveita para convidar a população que não pôde comparecer à primeira edição da “Câmara de Bairro em Bairro”, para que assista à transmissão do evento pela TV Legislativa (canal aberto 61,3 ou canal 6 da NET), às 14 horas de segunda-feira, 27 de março.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.