Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

26/9/2018 - Sorocaba - SP

Bicicleta foi primeiro meio de transporte a cumprir o Desafio Intermodal 2018




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A Secretaria de Mobilidade e Acessibilidade, através da Urbes – Trânsito e Transportes realizou nesta terça-feira (25) a 8ª. Edição do Desafio Intermodal. O desafio intermodal faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito que este ano tem o tema “Nós somos o Trânsito” e propõe uma reflexão à sociedade quanto à mobilidade urbana.

Saindo às 17h pontualmente, 24 pessoas divididas em 6 tipos de modais diferentes saíram de 4 locais equidistantes do ponto de chegada para medir qual é o meio de transporte mais eficiente na cidade considerando não só o tempo de deslocamento como também, os custos financeiros energéticos e ambientais.

A bicicleta foi o primeiro meio de transporte a cumprir o trajeto de 3,5 quilômetros proposto pelo Desafio Intermodal 2018. Com o tempo de 7’46”, o ciclista fez o percurso entre a Praça Pio XII na Santa Rosália, na Zona Norte, e a Praça da Bandeira, no Centro, de forma mais rápida, superando os outros modais participantes da atividade na tarde de terça.

O segundo participante a chegar ao ponto de encontro do Desafio foi também uma bicicleta que saiu da Praça Oxford, Zona Oeste, e fez o percurso em 8’30”. Já o terceiro voluntário a chegar foi um motociclista, que em 10’07” cumpriu o trajeto também vindo da Zona Oeste, da Praça Oxford em direção à região central, a Praça da Bandeira.

O primeiro automóvel a chegar partiu da Praça Oxford e fez o trajeto em 14’49”. O primeiro passageiro de táxi a cumprir o desafio fez o percurso em 19’42” entre a Av. Antônio Carlos Cômitre e a Praça da Bandeira, chegando em 10º lugar no ranking da atividade.

O primeiro pedestre a chegar ao destino partiu da Zona Norte, Praça Pio XII, e fez o percurso completo em 30’44”. Já o primeiro passageiro do transporte coletivo saiu da Av. Antônio Carlos Cômitre, Zona Sul, e fez o trajeto em 31’49”.

 

Forma de computar o tempo

O tempo computado no Desafio Intermodal leva em consideração o deslocamento completo da pessoa, incluindo o tempo utilizado para o estacionamento do modal, no caso da motocicleta e do automóvel, por exemplo. Nos deslocamentos devem ser respeitadas todas as regras de trânsito (Código de Trânsito Brasileiro – CTB).

 

Sobre o Desafio Intermodal

O evento não é uma competição. Serve como pesquisa para avaliar o desempenho dos seis tipos de modais de transporte – a pé, bicicleta, motocicleta, carro, taxi e transporte coletivo – não só pelo tempo empenhado como também pelos benefícios que podem causar à saúde dos participantes, todos voluntários. O levantamento dos dados obtidos serão computados num relatório.

Os locais foram: Praça Pio XII – Zona Norte, Praça Coronel Joaquim Estanislau de Arruda (Igreja Santo Antônio) – Zona Leste, Av. Antônio Carlos Cômitre, 201 (Em frente da Justiça Federal) – Zona Sul e – Praça Oxford – Zona Oeste, todos com trajeto de 3,5 km de extensão. A chegada foi na Praça da Bandeira, região central.

Os voluntários participantes estão divididos nos modais da seguinte forma: 4 pedestres, 4 motociclistas, 4 condutores de carro, 4 passageiros para táxi, 4 passageiros para transporte coletivo urbano e 4 ciclistas.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.