Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

2/12/2010 - Sorocaba - SP

Bacia de contenção garante há 4 anos tranqüilidade dos moradores do bairro




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Inaugurado em setembro de 2006, o sistema de contenção e drenagem de águas pluviais do Jardim Abaeté vem garantindo a tranqüilidade dos moradores do bairro já há quatro anos, visto que desde que entrou em operação não foram mais registradas as ocorrências de inundação das residências em dias de fortes chuvas, até então enfrentadas por seus moradores.

De acordo com o diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae), para que o sistema funcione perfeitamente quando é exigido – como, por exemplo, na forte chuva da última terça-feira (30/11), quando uma das três bombas foi acionada -, “a autarquia mantém uma rotina de revisão e manutenção dos equipamentos, além de operadores que permanecem na casa das bombas 24 horas por dia”.

Bacia de Contenção

Basicamente, o sistema funciona com a retenção das águas de chuva na bacia de contenção por um determinado tempo, até que os sensores instalados em três níveis no seu interior sejam atingidos, e acionem o conjunto de três moto-bombas, uma a uma, de acordo com o volume de água existente.

Essa bacia de contenção, que retém a água que escorreria pelo bairro, tem formato em “L” e possui capacidade para 48 milhões de litros de água, num espaço de 24.350 m2. Depois de serem acionadas, as bombas recalcam a água para o rio Sorocaba, livrando o bairro das águas.

Completando o sistema, um dique de proteção impede que a água que transborda do rio avance para o bairro. Construído com a utilização de terra argilosa impermeável, o dique tem 700 metros de extensão e altura média de 5 metros.

 

 

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.