Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

12/11/2018 - Sorocaba - SP

Autoridades estaduais da área hídrica destacam serviços do Saae-Sorocaba




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Mais de 20 municípios participaram do Seminário Metropolitano promovido
pelo Saae-Sorocaba e pela Secretaria de Saneamento da Prefeitura

O secretário de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos, Ricardo Borsari, e o superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), Francisco Eduardo Loducca, elogiaram os serviços prestados à população pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae-Sorocaba). As declarações foram feitas na manhã desta sexta-feira (9) durante o 1º Simpósio Metropolitano de Saneamento em Sorocaba, realizado no auditório do jornal Cruzeiro do Sul, no bairro Alto da Boa Vista.

O Saae-Sorocaba expôs os avanços no tratamento da água, no tratamento do esgoto com a consequente despoluição do rio Sorocaba e no avanço do programa de Combate às Perdas de Água Tratada. Também mostrou a importância das relevantes e contínuas conquistas de programas financeiros federais e estaduais para investimentos em saneamento. Essas experiências foram trocadas com profissionais da área de saneamento de mais 20 cidades, no seminário promovido pelo Saae-Sorocaba e pela Secretaria de Saneamento da Prefeitura de Sorocaba, em parceria com a Agência Reguladora Ares PCJ.

Ao se pronunciarem, os dirigentes do Governo do Estado reconheceram os resultados do Saae-Sorocaba. “Parabéns pelo trabalho, pela qualidade como fazem a gestão do saneamento nessa cidade”, declarou o secretário estadual Borsari, dirigindo-se ao secretário municipal de Saneamento, Alceu Segamarchi e ao diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva. “Sorocaba está muito bem atendida, precisamos disso no nosso país”, declarou Loducca (Daee).

O secretário de Saneamento de Sorocaba, Alceu Segamarchi, ressaltou a importância do compartilhamento de experiências, inclusive na captação e na utilização dos recursos. O diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, reafirmou o compromisso com os sorocabanos e cidades a Região Metropolitana. “Sorocaba não é uma ilha, as conquistas em outros municípios refletem na qualidade de vida da nossa população e de toda a região”, enfatizou.

O diretor administrativo e financeiro da Ares PCJ, Carlos Roberto de Oliveira, elogiou o empenho da atual administração em Sorocaba para que a população faça a adesão à Tarifa Social, que garante conta de água e esgoto até três vezes mais baratas para as famílias mais humildes. Outra ação em prática que faz parte do Programa de Governo do prefeito José Crespo é a distribuição de caixas d’água para que as famílias garantam o reservamento em seus imóveis.

Na plateia, o profissional do Departamento de Água e Esgoto de Santa Barbara D’Oeste, Dênis Duarte, considerou gratificante ver que Sorocaba conseguiu despoluir o rio que dá nome à cidade e agora vai captar água de seu leito para tratar e distribuir para o consumo da população. O representante da Secretaria de Meio Ambiente de São Miguel Arcanjo, Ricardo Brito, disse que o simpósio foi importante para adquirir novos conhecimentos, na intenção de tentar implantar o que já deu certo em Sorocaba. “Eventos como esse somam, ajudam os municípios menores”, declarou Brito. “Gostei das oportunidades propostas com a eficiência energética, além de outros que vão ajudar a gente a melhorar”, avaliou Luís Gustavo Teodoro dos Santos, do Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira.

Explanações feitas por profissionais do Saae-Sorocaba e da Ares PCJ

O diretor Operacional de Água do Saae-Sorocaba, Marcelo Moretto, abordou os investimentos e tecnologias que estão sendo implantadas na rede de distribuição em Sorocaba com a expectativa de reduzir a perda do volume de água tratada em até 15% até 2020. O engenheiro Mauri Gião Pongitor demonstrou todo o trabalho realizado para a despoluição do rio Sorocaba, cujos investimentos ao longo de duas décadas, teria a atualização financeira estimada hoje em cerca de R$ 400 milhões.

O diretor de Produção do Saae-Sorocaba, Reginaldo Schiavi, falou da evolução no tratamento da água e dos investimentos que preparam agora o saneamento para as demandas das próximas décadas. Também explicou sobre o sistema de captação e trabalho realizado até que a água tratada chegue às casas dos consumidores. “Ao invés de darmos as costas ao rio Sorocaba, nós o despoluímos, viramos os nossos narizes para ele e agora vamos virar as nossas bocas”, ressaltou ao falar de detalhes sobre a Estação de Tratamento de Água Vitória Régia, que daqui 15 meses começa a distribuir água de qualidade, retirada do rio Sorocaba.

Os profissionais da Ares PCJ apresentaram as palestras “Eficiência energética: redução de custos e ganho de eficiência no saneamento básico”, “A regulação no saneamento básico e o papel da Agência Reguladora no município” e “Ouvidoria e controle social: o papel do usuário da regulação”. Os meios para reduzir os custos com energia elétrica e garantir mais vida útil aos equipamentos usados na captação, tratamento e distribuição de água fizeram parte das exposições da Ares PCJ.

Além das personalidades já citadas, a mesa que presidiu o evento foi composta pelo vereador Wanderley Diogo; pelo membro do Conselho de Administração da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), Laelso Rodrigues; pelo gerente da agência da Cetesb em Sorocaba, Ezio Mantegazza, e pelo major PM Glauco Rogério Ribeiro Alves, representando o coronel PM Antonio Valdir Gonçalves Filho.

A vereadora Iara Bernardi esteve entre as autoridades presentes em todo o simpósio. O prefeito José Crespo foi representando pelo diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, e o diretor-geral da Ares PCJ, representado pelo diretor administrativo e financeiro da Ares PCJ, Carlos Roberto de Oliveira.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.