Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

5/2/2018 - Sorocaba - SP

Aulas da rede municipal de Sorocaba começam segunda-feira




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

volta-as-aulas-escola-leste-ft-assis-cavalcante041

A novidade deste ano é que os alunos receberão os kits escolares já no início das aulas

O ano letivo na rede municipal de ensino de Sorocaba começa nesta segunda-feira (5) para 55 mil alunos matriculados nas 158 unidades escolares da cidade, entre creches, pré-escolas, fundamental I e II. Mas os alunos chegarão às escolas com novidades. Uma delas é a entrega dos kits escolares comprados pela Prefeitura por meio da Secretaria da Educação (SEDU).  De acordo com a com a titular da pasta, Marta Cassar, este ano, os kits foram adquiridos antecipadamente, o que fez com que a prefeitura conseguisse melhores preços em relação aos anos anteriores. “No ano passado, nós estávamos chegando à prefeitura e todo processo licitatório do kit estava parado. Aceitamos o desafio do Prefeito Crespo de que o aluno em 2018  tivesse seu kit escolar em fevereiro. Fizemos estudos e aderimos o kit escolar da Fundação para o Desenvolvimento da Educação – FDE. O desafio está vencido”, comemora a secretária.

Apenas as crianças matriculadas nas creches não receberão os kits que são compostos por lápis, canetas, apontadores, giz de cera, cola, borracha, cadernos, tinta guache, entre outros materiais.

Outra novidade diz respeito à adaptação de dois prédios onde anteriormente funcionavam as Oficinas do Saber e que foram transformados em creches para atender parte da demanda reprimida de dois bairros: o Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério (Zona Norte) e o Jardim Montreal (Zona Oeste).

“A adaptação desses prédios em creches faz parte de um projeto piloto do governo municipal para que se possa atender todas as crianças que necessitam de vagas. A Secretaria de Conservação, Serviços e Obras (Serpo), realizou algumas obras para criar condições de adaptabilidade para as crianças. Com esses dois prédios, conseguiremos reduzir a lista de crianças inscritas no Cadastro Municipal Único”,  disse a Secretária de Educação de Sorocaba, Marta Cassar.

As demais unidades das Oficinas do Saber, entretanto, continuam funcionando com melhorias no processo na oferta do período integral para o Ensino Fundamental I, isto é, para crianças de 6 a 10 anos. Em um período, os estudantes serão atendidos com o ensino regular e as disciplinas nele contidas. Já no contraturno, os alunos receberão aulas de reforço, recreação e atividades extracurriculares, inclusive com a inovação das aulas professores de Educação Física.

De acordo com a secretária de Educação, Marta Cassar, a disciplina, que já existe na grade curricular, será aplicada aos estudantes também no contraturno das aulas, mas com um novo viés. Segundo ela, “esses professores serão responsáveis pela aplicação de atividades que irão além dos jogos, esporte e  recreação através de atividades motoras ligadas a arte, ginástica de solo, dança, trabalho com fitas e com arcos” acrescentou.

Também em 2018, a inovação em destaque será a modalidade atendimento domiciliar. Trata -se de levar a escola até o aluno que, por vários motivos, está impedido por atestado médico de frequentar a escola por mais que 120 dias. Os professores irão até esses alunos com atividades, orientações técnicas e toda atenção especial nessa fase de afastamento escolar.

Para alunos dos anos iniciais do fundamental, a inovação é o material que eles receberão e é relacionado à sustentabilidade no século XXI. A Secretária de Educação do município também teve a preocupação de reunir os professores para a aplicação da proposta Brasil Sustentável.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.