Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

15/4/2020 - Sorocaba - SP

PTS e Sebrae buscam alternativas na internet para sequência do Startup SP




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A pandemia de coronavírus (Covid-19), sobretudo a recomendação dos agentes de saúde para manter o isolamento social, obrigou o PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba) e o Sebrae a promoverem mudanças no Startup SP, maior programa de aceleração de startups digitais do Estado de São Paulo. A saída encontrada, neste momento, foi utilizar a internet para oferecer mentorias, workshops, palestras, entre outras atividades.

Gestora do projeto em Sorocaba e analista de negócios sênior do Sebrae, Malú Salem conta que, na semana passada, reuniões e oficinas foram promovidas, por meio de conferência em vídeo, para evitar perdas e não interromper o programa, que segue até julho: “Para ganharmos tempo, estamos funcionando de maneira online e os empreendedores estão aprovando a experiência”, comenta.

Uma das atividades aplicadas já pela internet foi a oficina de design sprint onde, de forma dinâmica e remota, o empreendedor deveria trabalhar para a validação e entrega de um determinado produto ao cliente em curto prazo. “Era um desafio baseado na metodologia do Google que foi aplicado usando ferramentas de comunicação e execução de tarefas”, detalha Malú.  “Eu achei que não teríamos um resultado tão incrível quanto o presencial, estava bem apreensiva, mas foi sensacional”, complementa. “Os empreendedores conseguiram validar, de maneira rápida, um desafio que poderia demorar meses.”

ABERTO EM MARÇO

O Startup SP foi aberto, oficialmente, em 12 de março com a palestra do empreendedor Eduardo L’Hotellier, fundador da GetNinjas, maior plataforma de contratação de serviços do país. Em seguida foi feita uma reunião kickoff ainda com a presença dos participantes. Assim que a quarentena foi decretada em todo o Estado, mentorias, oficinas de modelagem e validação de clientes passaram a ser aplicadas pela internet.

As startups selecionadas para a edição 2020 do programa são dos segmentos de agronegócios, cidades inteligentes (serviços para facilitar a vida do munícipe), eventos, games, inteligência artificial, entre outras. Neste ano, inclusive, houve recorde de inscritos – 47 empresas – em Sorocaba, superando outros grandes centros, como Campinas, Piracicaba e São Carlos.

O Startup SP oferece conteúdos como comportamento empreendedor, modelagem de negócios, validação, design sprint, vendas, marketing digital e captação de investimento. O programa é realizado em diversos polos de inovação do Estado e na Capital. No entanto, a edição de Sorocaba possui várias ações complementares de suporte ao empreendedor, como mentorias, workshops, cursos e a possibilidade de participar de um campo de treinamento na Escola de Negócios do Sebrae, em São Paulo.

O incentivo às ideias inovadoras que gerem emprego e renda na Região Metropolitana de Sorocaba é uma das missões do Parque Tecnológico, ressalta o presidente Roberto Freitas. “É por isso que, mesmo em tempos de pandemia de coronavírus, não podemos deixar esses empreendedores sem assistência”, justifica. “Assim, juntamente com o Sebrae, buscamos ferramentas para reorganizar o cronograma e seguir com o projeto.”



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.