Sábado, 27 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

22/7/2020 - Sorocaba - SP

Prefeita se reúne com o coordenador-geral da implantação de escolas cívico-militares




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, recebeu na manhã desta terça-feira (21) o coronel Marcos Aurélio Zeni, coordenador-geral de implantação do modelo de Escolas Cívico-Militares, do Ministério da Educação (MEC). O encontro, que também teve a participação do deputado Tenente Coimbra, discutiu a implantação desse modelo no sistema de ensino na cidade.

Sorocaba foi escolhida pelo MEC, por meio do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, para receber a primeira escola do modelo no estado de São Paulo. A decisão ocorreu após problemas jurídicos ocorridos em Campinas, inicialmente cotada para receber a unidade. Em abril deste ano, a Prefeitura de Sorocaba encaminhou ofício ao Ministério reiterando o interesse inicial no programa.

Durante o encontro foram tratadas questões relacionadas a quais unidades municipais poderão abrigar a escola cívico-militar, de acordo com os critérios exigidos; além da forma de como poderá se dar a consulta pública necessária à implementação do programa. A comunidade Sorocaba deverá ser chamada a apreciar a adesão ou não do município, que tem a parceria com o Ministério da Defesa.

O representante do MEC esclareceu as principais dúvidas em relação ao programa e sua implementação na cidade. “Estamos muito otimistas em relação à implantação da Escola Cívico-Militar em nossa cidade. É um modelo que trará uma nova concepção no sistema educacional e cultural em Sorocaba. Aderimos ao programa e temos a certeza que em breve se tornará realidade”, disse a prefeita.

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. A proposta é implantar 216 Escolas Cívico-Militares em todo o país, até 2023; sendo 54 por ano. “Os militares atuarão no apoio à gestão escolar e à gestão educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação continuarão responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico. Hoje estamos, também aqui em Sorocaba, mantendo contato com os militares dispostos a atuar no programa”, explicou o coronel Marcos Aurélio Zeni. “Embora estejamos vivendo este momento de pandemia, que dificulta algumas questões, faremos o possível para que a escola seja viabilizada ainda neste ano”, completou.

Participaram do encontro também os secretários de Governo (Segov), José Marcos Gomes Júnior; de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), Maurício Mota; Educação (Sedu), Wanderlei Acca; Jurídica (SAJ), Gabriel Abizaid David, e de Comunicação, Marcelo Andrade.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.