Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

14/8/2017 - Sorocaba - SP

3º Festival de Robótica de Sorocaba incentiva ciência e tecnologia entre crianças




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

O Parque Tecnológico de Sorocaba recebe, nos dias 02 e 03 de setembro, das 9h às 17h, a 3ª Edição do Festival de Robótica de Sorocaba e a 2ª Edição do Festival de Robótica Júnior. O tema será “Hidrodynamics”. O evento, que é aberto ao público, terá show de talentos, foodtrucks, uma arena para disputa de robôs e várias exposições de projetos de pesquisa relacionados ao tema.

A disputa, conhecida como “Desafio de Robôs”, é justamente o ponto alto do festival. Na competição, os estudantes, divididos em grupos, projetam, constroem e programam robôs para desempenharem determinadas tarefas com rapidez e eficiência.

Os visitantes poderão ainda participar de oficinas de robótica. A entrada será um quilo de alimento não perecível, e as inscrições devem ser feitas pelo link https://goo.gl/forms/OcZXjkGqiBjisDhN2 .

 

Parceria pela ciência

Parceira do PTS, a VIAMAKER Education é uma empresa especializada em integrar novas tecnologias à educação. Através da robótica, oferecem subsídios tecnológicos para preparar o aluno para resolução de problemas do mundo real, dessa forma, despertam o interesse dos alunos pela ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar.

No ano passado, o Festival de Robótica recebeu 416 competidores, integrantes de 40 equipes de 12 cidades do Estado de São Paulo. Só de Sorocaba, participaram 347 alunos de escolas municipais. Ao todo, circularam pelo PTS 4 mil pessoas, que puderam participar de 25 oficinas sobre variados temas do mundo da tecnologia e da robótica.

“A automação é cada vez mais parte do nosso dia a dia, e a tendência é que seu uso aumente significantemente. É uma semente que plantamos hoje para quem sabe no futuro o Brasil se tornar destaque no setor”, avalia Rodrigo Mendes, Diretor Executivo do Parque Tecnológico.

No primeiro dia, 30 equipes do Ensino Fundamental I (de 7 a 10 anos) vão apresentar seus projetos, além de participar dos desafios de robótica. No segundo dia, será a vez dos alunos do Fundamental II participarem.

“Esta será a primeira vez que teremos alunos menores de 10 anos disputando um torneio”, explica Ivan Ipólyto, gerente de novos negócios da VIAMAKER Education Brasil. Segundo ele, a participação destes alunos só é possível porque a LEGO Education lançou, em 2016, um novo conjunto chamado WeDo 2.0. que proporciona que alunos nesta faixa etária já programem robôs.

Contato para imprensa

OS2 Comunicação

Jornalista Responsável: Thaís da Silveira

Atendimento: André Canevalle

Contato: (15) 3318-1922 / 99601-7667

andre@os2comunicacao.com.br



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.