Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

26/9/2018 - Sorocaba - SP

12 mil alunos são atendidos pela saúde bucal de Sorocaba




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

No primeiro semestre de 2018, pelo menos 12 mil alunos em Sorocaba foram atendidos pela equipe de saúde bucal da Secretaria de Saúde (SES) em parceria com as secretarias municipal e estadual de Educação. De acordo com a SES, o público-alvo desses serviços são os alunos da rede pública de ensino na faixa etária de 4 meses a 10 anos. A meta é que todas as crianças sejam atendidas e que as ações educativas possam ser multiplicadas para o ambiente familiar.

Os atendimentos são possíveis através do Serviço das Unidades Móveis Odontológicas (Módulos, Trailers e SEPTO- Serviço de Educação, Prevenção e Triagem odontológica), que foi implantado com o intuito de dar apoio e suporte à Rede de Atenção Básica, para as ações de promoção, prevenção e assistência em saúde bucal.

De acordo com as dentistas e coordenadoras da saúde bucal da SES, Paula Regina e Ana Paula Vallilo, as equipes promovem a atenção à saúde bucal através de programas preventivos (técnicas de higiene bucal – escovação e fio dental, e aplicação tópica de flúor), programas esses que controlam a incidência dos problemas bucais.

“O ambiente escolar é propício para trabalharmos a construção desses conhecimentos, facilitando com isso a incorporação e concretização desses hábitos, para que as crianças se tornem autossuficientes em relação a esses cuidados e com isso, possam ser multiplicadores e agentes transformadores de seu ambiente”, detalha Vallilo.

Atualmente, a SES conta com cinco Módulos (consultórios odontológicos desmontáveis, que são instalados dentro de salas de aula cedidas pelas escolas das redes municipal e estadual de ensino de Sorocaba) e dois Trailers, que se instalam também em áreas cedidas pelas escolas. Outro apoio é o SEPTO, que promove a parte preventiva e educativa.

Dentre os objetivos do SEPTO, estão as unidades escolares consideradas de baixo risco, ou seja, onde as necessidades odontológicas são poucas. O programa garante uma consulta odontológica e se necessário, encaminha os alunos para tratamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com agendamento prévio. Além de ações voltadas para os alunos, o SEPTO também realiza a capacitação de agentes comunitários de saúde (ACSs), participa dos grupos antitabagismo e de várias outras ações nas UBSs.

Os Módulos e Trailers odontológicos são direcionados para as grandes escolas ou àquelas que apresentam índice de doenças odontológicas moderado e alto, realizando tratamento curativo e preventivo nas regiões da cidade onde as unidades de saúde não conseguem atender esta demanda. Para tal, necessitam de uma sala ou espaço da escola em condições para instalá-lo. Sua permanência na escola é por prazo pré-determinado, tempo suficiente para atender a demanda escolar.

Para Paula Regina, a saúde bucal é parte integrante e indissociável da saúde geral. “A infância é o período mais importante para o futuro da saúde bucal do indivíduo. Ainda mais quando as noções e hábitos de cuidados com a saúde geral e bucal começam a se formar”, explica a dentista.

Além disso, as Unidades Móveis também possui programas curativos que efetuam restaurações, extrações, tratamentos endodônticos, entre outros, que solucionam os problemas bucais existentes nas crianças.

Paralelamente existe um programa educativo que promove orientações aos pais, educadores, diretores e funcionários da escola, oferecendo apoio às ações preventivas e curativas. Essas ações visam uma ampliação do acesso dessa população, com o objetivo da busca pela autonomia da criança, com inserção de hábitos saudáveis em saúde bucal envolvendo as famílias. As ações continuadas das Unidades Móveis têm reduzido as necessidades de tratamento ano a ano das crianças.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.