Uma resposta bastante criativa ao desequilíbrio ambiental é, sem dúvida, o Telhado Verde! Para aqueles que ainda não foram apresentados à esta tecnologia ecológica, ela consiste em aplicar, sobre a cobertura de uma edificação, um jardim ou horta.
Entre suas diversas utilidades, podemos destacar:
1. redução do efeito estufa causado pela subtração da vegetação na paisagem urbana e diminuição de áreas permeáveis;
2. melhoria do funcionamento térmico no interior da edificação ao qual foi aplicada a cobertura verde, trabalhando como um excelente isolante térmico, e
3. consequente redução do consumo de energia com aquecimento e refrigeração do interior da edificação;
4. melhoria da qualidade do ar em seu entorno, gerando um microclima mais agradável;
5. favorecimento da biodiversidade de flora e fauna urbana;
6. captação e filtragem natural da água da chuva, a qual pode ser reutilizada para usos não potáveis;
7. redução da velocidade de escoamento de água para o sistema de drenagem urbana, reduzindo os riscos de enchente;
8. melhoria da estética do bairro em que está implantada a edificação, bem como aumento da qualidade de vida da comunidade local;
9. bem-estar físico e espiritual dos moradores/usuários da edificação;
10. conscientização ecológica da comunidade do entorno.
Além disso, o Telhado Verde permite o cultivo de uma horta orgânica de tamanho significativo em pleno centro urbano, garantindo alimentação saudável para uma família, uma comunidade ou mesmo para os funcionários de uma empresa! Isso não é revolucionário?
E, entre tantos benefícios de valor incalculável (ou realmente mensurável se começarmos a planilhar os custos desta infraestrutura versus os benefícios atingidos e quanto custaria para atingi-los da maneira convencional), já existem cidades brasileiras sancionando legislações com incentivos financeiros à introdução desta prática sustentável nas edificações de seu município.
Já imaginou economizar energia e água, melhorar sua qualidade de vida e de seus vizinhos e ainda receber uma isenção de impostos por isso? Corra e veja se sua cidade já sancionou essa lei e, caso ainda não tenha sancionado, apresente esta ideia inovadora aos legisladores de seu município para que também adotem incentivos a esta prática que beneficia a todos.
Adote um Telhado Verde! Melhore a qualidade de vida de sua família e de seu bairro reduzindo o consumo de recursos naturais.
Arq. Urb. Aline de Lucia
Consultora em Arquitetura Sustentável e Urbanismo Ecológico, Vice-Presidente do Instituto de Pesquisa Aplicada Pro Humanitas
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2022, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.