Quinta-Feira, 30 de Junho de 2022

Lucas Pelisari

Lucas W. Pelisari é escritor, formando em Investigação Forense e Perícia Criminal. Cursa Direito e atua profissionalmente no marketing. Sua especialidade é empreendedorismo e marketing digital.

Ver todas as colunas

Quais as vantagens do Windows em relação ao MAC e Linux?



 

Muitas pessoas quando vão comprar um computador novo, seja para uso pessoal, ou seja, para trabalhar, sempre tem a mesma dúvida: qual o melhor sistema operacional para mim?

 

Essa pergunta é extremamente comum, principalmente porque apesar de existirem 3 sistemas operacionais famosos, nem todos eles são assim tão populares, e aí tudo o que a pessoa sabe sobre eles na maioria das vezes é aquilo que ela ouve alguém falar.

 

E claro, na hora de investir seu dinheiro, você não pode contar apenas com o disse me disse, que pode ter boatos infundados, informações incorretas, e falta de conhecimento técnico.

 

O Windows hoje é o mais popular sistema operacional que existe, e isso não é à toa, existem diversos fatores que colocam o popular sistema como o melhor e mais utilizado pelas pessoas, e existem muitas razões para isso.

 

E se você ainda está com uma certa dúvida de qual é a grande vantagem do Windows frente a seus grandes concorrentes, o MAC e o Linux, hoje vamos ajudar você a decidir o porquê ele deve ser o seu escolhido.

 

Facilidade na hora de operar

 

A primeira coisa que devemos nos atentar é entender o porquê o Windows é tão popular. A Microsoft chegou a dizer que existem mais de 1,5 bilhões de usuários de Windows ao redor do mundo, e essa popularidade toda passa diretamente por um fator muito específico: ele é muito fácil de se mexer.

 

O sistema todo, desde seu começo a mais de duas décadas atrás, sempre teve uma programação simples, bem intuitiva, e isso só foi melhorando com o passar do tempo. Se uma pessoa já mexeu no Windows XP lá no começo, e ver o Windows 11 hoje, ela vai ter uma base para poder usar o novo sistema.

 

Esse cuidado todo em fazer com que o programa seja acessível para todos faz com que ele siga na liderança principalmente porque algumas pessoas acostumadas com Windows vão acabar sofrendo um pouco com outros sistemas. 

 

A pessoa que mexe em um MAC ou um Linux pela primeira vez certamente vão ficar um tanto quanto perdidos, e nem todo mundo vai ter a paciência para aprender algo novo, principalmente se aprender a mexer em um novo sistema não for importante para o propósito final, o que nos leva diretamente para o próximo ponto.

 

Útil tanto pessoalmente quanto profissionalmente

 

Exatamente porque esse tipo de sistema é tão popular e todos sabem mexer, que não existe uma razão específica para treinar seus funcionários em outro sistema. É claro que Linux e MAC tem suas vantagens, e se um patrão acha que esses sistemas servem melhor o propósito da empresa, vale a pena investir nisso, mas isso certamente não é a maioria, e qualquer computador de escritório, por exemplo, pode ser realmente só básico, e esse básico envolve o Windows.

 

Além disso, se o seu propósito é Home office, ou se o seu computador tem o intuito de te ajudar profissionalmente, permitindo que você possa estudar e tudo mais, o melhor a se fazer é seguir com o Windows, que você já sabe mexer e provavelmente vai encontrar no seu trabalho.

 

Compatibilidade maior com programas

 

Novamente um benefício que a popularidade trouxe para o Windows. Se o sistema operacional é o mais popular, vão ter mais pessoas que usam ele, e se tem mais pessoas usando-o, os desenvolvedores de programas vão fazer seus programas pensado nele para que o máximo de pessoas os use, e é exatamente esse o caso aqui.

 

Usando o Linux ou o Mac vão existir alguns programas que não vão ser compatíveis e que a pessoa vai ter um pouco de dor de cabeça para encontrar um substituto. Mas usando o Windows, a garantia de que todo programa vai rodar está ali.

 

Isso é principalmente útil quando se usa muitos programas de casa, como programas para estudar edição de vídeo, pacote office, treinamentos AWS e tudo mais.

 

O preço

 

Não podemos nos esquecer que os computadores a preços mais populares vêm com Windows junto. É claro que ainda é possível encontrar computadores com Linux a preços acessíveis, mas o mesmo não pode ser dito dos computadores Mac. 

 

Como um bom produto da famosa maçã mordida, um mac pode realmente custar muito caro, e apesar de ser um computador extremamente potente, o que para muitos compensa o preço exigido por ele, muitas pessoas nem tem por que ter algo de tamanha potência, fazendo com que assim, investir nesse computador seja algo desnecessário e até um desperdício.

 

Dessa forma, seja para uso pessoal ou para um escritório pequeno onde as pessoas realmente só vão executar funções simples que um computador precisa fazer, apostar em computadores básicos com Windows é a melhor opção do que um investimento maior que não vai ser aproveitado.

 

 












Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2022, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.