Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2019

Denise Corrêa

Graduada em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo, pós-graduada em Psicopedagogia.

Ver todas as colunas

Psicopedagogo e professor: parceria na construção do conhecimento



O ato de aprender é característica inerente ao ser humano e envolve dimensões cognitivas, afetivas e sociais. Por isso, todo e qualquer indivíduo aprende de acordo com suas estruturas mentais e as relações de estímulo que vivencia. O que pode variar é a forma como cada um aprende e o momento em que aprende.

O aprendiz do novo milênio necessita ser competente, dominar as várias linguagens, utilizá-las como forma de pensar e argumentar sobre o mundo em que vive, porém, são complexos os mecanismos que este indivíduo dispõe para que o processo de aprendizagem aconteça e, dessa forma, as instituições educacionais se encontram em desafios constantes, buscando refletir como este processo acontece.

Com o objetivo de qualificar o desempenho escolar dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, crianças e adolescentes são encaminhados ao psicopedagogo pelas escolas que frequentam, com o foco em elucidar a causa de suas dificuldades. Geralmente, é o professor o primeiro a identificar que o estudante está com alguma dificuldade e, após um período de atenção e observação ao desenvolvimento, solicita o encaminhamento.

Para que o trabalho de um psicopedagogo clínico seja realizado com sucesso, o envolvimento dos profissionais que atuam próximo ao "aprendiz" é de extrema importância. Professor e psicopedagogo precisam um do outro, desde o primeiro momento, para que possam fazer uma representação adequada da situação. Logicamente, continuarão a precisar um do outro para estabelecer metas, bem como avaliar a pertinência dos passos dados e, a partir daí, avaliar e diagnosticar as condições de aprendizagem, identificando as áreas de competência e de insucesso do aprendente. Vale ressaltar que esta colaboração psicopedagogo/professor não pressupõe a dependência de um em relação ao outro ou o inverso, mas baseia-se na interdependência das ações mútuas, o que gera a autonomia pessoal de cada profissional no contexto da colaboração.

Uma das funções do psicopedagogo é a de oferecer ao professor a possibilidade de dividir a angústia e a responsabilidade que sente diante de determinados alunos com dificuldades de aprendizagem, como também de compartilhar os avanços conquistados.

Estabelecendo uma relação pautada na confiança e na troca, os profissionais terão maiores possibilidades de desenvolver um trabalho de atenção às necessidades e potencialidades dos alunos. E, ainda, por meio de uma parceria, é possível que as contribuições tornem-se mais significativas na prática de cada um, possibilitando a construção de objetivos comuns a todos os envolvidos.

Denise Corrêa - Psicopedagoga e Tutora Educacional
Graduada em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo, pós-graduada em Psicopedagogia.
Endereço: Rua Enrico Delacqua, 297, Sala 65, Centro - São Roque
Fone e Whatsapp: (11) 99464-3749










Imóveis em Sorocaba

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças e acessórios aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de peças que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa

Quando se pensa na realização de um evento social, seja ele uma festa familiar ou uma recepção empresarial,Aluguel de louças, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos a serem usados é grande. Além de consumir bastante tempo, o custo e a logística de obtenção dos mesmos é significativa.

O mercado de Aluguel de louças em São Paulo aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas em São Paulo) para um festa

O Emprestimo para aposentado.

O BMG Emprestimo.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.