Quarta-Feira, 8 de Dezembro de 2021

Melhores Estratégia de marketing no Instagram em 2021



Atualmente, é muito importante que uma empresa incorpore o Instagram em suas vendas. Ou seja, ela deve aplicar boas estratégias de marketing nessa plataforma.

Não utilizar o Instagram é um grande desperdício de público, pois boa parte da população do planeta está nessa rede social. Por conta disso, as empresas têm praticamente obrigação de ter uma conta nesse perfil. Isso é vital para que elas aumentem seu público e expandam suas vendas.

Se você precisa venderno Instagram, mas não faz ideia de como fazer isso, fique tranquilo. Leia este texto e veja algumas estratégias de marketing para essa plataforma.

Perfil comercial

Sem um perfil no Instagram, não há como fazer um bom marketing digital. Por isso, é essencial que seu negócio tenha um perfil voltado só para ele.

Além de ter recursos que analisam o desempenho de cada post, o perfil comercial permite que haja botões nos contatos do dono da página. Com isso, os seguidores têm maior facilidade para entrar em contato com a empresa.

Para usar esses botões, basta entrar em “Configurações”, clicar em “Conta” e depois escolher a opção “Alternar para o perfil comercial”.

Para finalizar, nunca coloque seu perfil no modo privado no Instagram pensando que conseguira mais seguidores, mesmo existindo diversas formas de ver as publicações e fotos de um perfil privado, isso seria um passo desastroso para a sua conta.

Não deixe de usar as hashtags

A hashtag é uma excelente forma de alavancar um conteúdo no Instagram. Quando bem utilizada, essa ferramenta consegue atrair mais seguidores para sua página e eleva o seu número de vendas. O uso das hashtags é um conceito básico das estratégias de marketing.

Para que as hashtags funcionem, é necessário relacioná-las ao conteúdo do seu post. Por exemplo, se você vende doces caseiros, você pode usar as hashtags “sobremesa” ou “docinhos”. Se você tem dificuldades para criar boas hashtags, acesse o site TagsFinder e encontre a tag ideal.

Uma boa hashtag amplia o alcance do seu post, o que é benéfico para suas vendas. Se sua página tiver um conteúdo de qualidade, haverá mais chances do seguidor se transformar em cliente. Apesar do Instagram permitir até 30 hashtags por post, não é bom abusar desse recurso.

Abaixo, veja algumas dicas relacionadas às hashtags:

  • Use as hashtags com moderação. Por exemplo, é melhor ter três direcionadas do que 25 hashtags aleatórias;
  • Evite as hashtags que já foram muito usadas. Por exemplo, usar #love ou #instagood não trará nenhum resultado;
  • Jamais faça spam. Use as tags apenas para conteúdos relevantes.

Interaja com o público

Um atendimento de qualidade é crucial para fidelizar clientes. Por isso, é importante verificar a caixa de mensagens e responder aos clientes o mais rápido possível.

Jamais ignore a reclamação de um seguidor, pois isso trará um marketing negativo para sua marca. Quando algum cliente reclamar, diga para ele como entrar em contato com a empresa. Dessa forma, ele poderá solucionar aquela reclamação.

Não deixe de usar as Direct Messages (DM’s) do Instagram, pois elas aceitam o envio de links e permitem o contato direto com as pessoas. Esse recurso é muito estratégico, pois permite ao cliente a cessar o site da sua empresa.

Além de responder as DM’s, é importante ler os comentários de suas postagens e, sempre que possível, responder alguns deles. Converse com seus clientes e demonstre que você os respeita.

Para se aproximar ainda mais dos clientes, reposte os Stories que eles publicarem com seu produto. Ao serem reconhecidos pela empresa, esses clientes ficarão muito felizes e realizarão uma propaganda positiva da sua marca. Dessa forma, ficará claro que vale a pena investir em sua empresa.

Não esqueça os CTA’s

Para quem não sabe, o significado de CTA é “calltoaction” (chamada para ação). Antes de fazer marketing no Instagram, você deve definir qual é o seu objetivo. Feito isso, é importante que seu conteúdo tenha bons CTA’s.

Por exemplo, se o seu objetivo é a venda de um produto, você deve usar o seguinte CTA:“Clique aqui para fazer a compra”. Por sua vez, se o objetivo é a divulgação de um vídeo, utilize o seguinte CTA: “Clique aqui para assistir ao vídeo”.

Vale lembrar que o Instagram só permite um link, que fica na bio do seu perfil. Dessa forma, não há como inserir links em comentários, imagens ou nas legendas das imagens.

Por isso, para fazer um CTA no Instagram, é comum colocar no post uma frase relacionada ao link de sua bio. Com isso, o usuário terá acesso ao conteúdo que você quer mostrar. Além disso, posts que incentivam o seguidor a comentar ou curtir também são considerados CTA’s.

Aproveite os Stories

Os Stories do Instagram são ótimos,pois geram interações entre a marca e os seguidores dela. Segundo uma pesquisa da empresa Social Bakers, os Stories comerciais cresceram 21% entre 2018 e 2019. Grande parte desse sucesso estáligada à natureza dinâmica da ferramenta, pois ela estabelece um relacionamento mais próximo com os consumidores.

Os stickers dos Stories podem agregar muito, pois é possível utilizá-los ​​para enquetes, perguntas e testes. Ademais, você pode usar os Stories para mostrar os bastidores e os funcionários da sua empresa. Essa estratégia de marketing é muito boa para sua marca.

Vale lembrar que, quando um perfil chega a 10 mil seguidores, o Instagram passa a permitir que seus Stories atrelem o link de um produto. Esse recurso é popularmente conhecido como “arrastar para cima”.

Descubra qual é o seu público-alvo

Conhecer o público-alvo é crucial para qualquer estratégia de marketing, inclusive as que envolvem o Instagram. Ter esse conhecimento é muito importante, pois elemostrará o perfil dos seus potenciais clientes.

Você pode ter o melhor produto do mundo, se ele não tiver importância para o seu público-alvo, dificilmente suas vendas crescerão. Para ter mais noção sobre o seu público-alvo, leia as dicas abaixo:

  • Saiba qual é o público que gosta do seu conteúdo;
  • Analise muito os seus concorrentes;
  • Fale com seu público-alvo e vejado que ele precisa (necessidades);
  • Estude os dados demográficos de seu público;
  • Verifique as métricas do seu público-alvo.

A lógica é simples: de nada adianta ter um excelente conteúdo se o seu público não faz questão de consumi-lo. Nessa situação, dificilmente seu negócio dará algum fruto, seja no Instagram ou em qualquer outra plataforma.

É muito importante conhecer o seu público-alvo, assim, você saberá que ele precisa. Com isso, você poderá vender algo que desperte o interesse desse público.

Análise de dados

Analisar os resultados do seu negócio online é muito importante. Inclusive, esse é um dos conceitos básicos do marketing digital, seja no Instagram ou em qualquer outra plataforma.

Periodicamente, é preciso separar um tempo para verificação das métricas de cada postagem. Com isso, você terá maior noção do que está dando certo e do que precisa de ajuste.

Com uma boa análise de dados, é possível saber quais são os conteúdos que atraem mais ao público. Com isso, é possível investir na ação que traz resultado e descartar aquela que não funcionou. Em resumo, a análise de dados é essencial para que o marketing do Instagram seja eficiente.

Uma boa maneira de ampliar o seu engajamento e, possivelmente, o seu número de clientes é comprar seguidores Instagram. De um modo instantâneo, isso elevará o seu número de seguidores e aumentará as visualizações da sua página.

Por mais que esse recurso seja útil, comprar seguidores do Instagram não é uma fórmula mágica. Para que seu negócio prospere, é preciso investir em um conteúdo de alta qualidade e apostar em boas estratégias de marketing. Dessa forma, os seguidores “comprados” não abandonarão a sua página.












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