Terça-Feira, 9 de Agosto de 2022

Lucas Pelisari

Lucas W. Pelisari é escritor, formando em Investigação Forense e Perícia Criminal. Cursa Direito e atua profissionalmente no marketing. Sua especialidade é empreendedorismo e marketing digital.

Ver todas as colunas

Hélio Laniado fala sobre finanças pessoais



Hoje em dia, principalmente por causa da pandemia, muitas famílias estão precisando se reinventar. É recessão econômica, desemprego, baixa produtividade...

Enfim, muitos motivos para que todos se preocupem financeiramente. Por conta disso, Helio Laniado, que é um especialista em gestão financeira, explica algumas questões que são super relevantes para as finanças de todo mundo.

 

Vamos agora falar das dicas que o Hélio Laniado nos passou:

 

1- Organize sua renda mensal

Isso é muito importante: saber o quanto você retém de dinheiro durante o mês. Saber quanto você tem disponível para pagar suas despesas é essencial para que não cometa erros como gastar com coisas que não são necessárias, ocasionando a falta de dinheiro para pagar alguma conta importante.

Depois que você sabe o quanto tem exatamente, ou pelo menos uma média (nos casos de renda variável), você consegue pular para a próxima etapa, que é muito importante:

 

2- O que é necessário pagar?

Aqui nós temos as contas de serviços e produtos que são considerados básicos para você e sua família, como: água, luz, internet, alimentação, moradia e transporte.

 

Tente identificar as coisas que são indispensáveis. Segundo as dicas de Hélio Laniado, é importante se atentar a detalhes como:

 

·         Se você trabalha home office, a internet é um gasto necessário e indispensável, mas caso isso não seja imprescindível, você pode deixar neste momento em segundo plano.

·         Se você trabalha longe da sua casa, o transporte é algo indispensável, seja táxi, ônibus, uber ou combustível para o seu carro. Este item precisa estar garantido para que você mantenha a sua renda.

·         Alimentos caros: você tem algum problema de saúde que exija comprar alimentos que são mais caros, como por exemplo, sem glútem, lactose, e afins?

Se não, aconselhamos a comprar o básico para sua  sobrevivência.

 

Agora que você organizou o básico para sua subsistência, poderá partir para a fase da poupança de emergência:

3- Como estar preparado para emergências?

Neste ponto, as dicas de finanças do Hélio Laniado mostram que você precisa ter ainda consciência, mesmo que tenha dinheiro sobrando após pagar todas as contas imprescindíveis.

 

Você precisa separar uma porcentagem do que te sobrou para questões de emergências, como por exemplo:

·         Remédios

·         Manutenção de veículo (se tiver)

·         Manutenção do seu lar (caso quebre um vidro, perca uma chave, quebre algum móvel, etc.)

·         Demais demandas fortuitas

Você não precisa, em verdade, separar muito dinheiro para isso, mas segundo Helio, é muito interessante que tenha uma reserva condizente com tais gastos.

Depois de ter isso programado, chegou o grande momento do conforto e entretenimento:

 

4- O que fazer com o que sobrou?

Nesta parte, segundo o especialista Helio Laniado, é importante identificar as coisas que você mais gosta de fazer: seja em termos de alimentação, hobbies e até investimento.

Você deve separar o dinheiro para fazer as coisas que você gosta e te faz sentir bem e motivado para enfrentar a rotina. 

Mas há ainda um ponto que devemos levar muito em consideração, que é justamente a possibilidade de você ter uma poupança para investimento.

Não interessa se você pode colocar 50, 100 ou 1000 reais por mês nesta poupança, o importante é separar algo e colocar todos os meses. 

Assim você vai criando uma base aos poucos para realização de sonhos, seja comprar uma casa própria, adquirir ou trocar de carro, comprar móveis e eletrodomésticos, etc.

Lembre-se que segundo a pirâmide de Maslow, suas necessidades prioritárias são justamente como Hélio Laniado explicou: as fisiológicas.

 Mas para atingirmos satisfação e motivação é sempre bom termo sonhos programados para alcançarmos. Objetivos na vida é essencial a qualquer ser humano.

 

Quem é Hélio Laniado?

Helio Laniado é um especialista renomado em administração, finanças e investimentos.

 

Tendo atuado por muitos anos na área, seja com finanças pessoais ou até de grandes empresas, ele sempre tem dicas valiosas e de imprescindível importância para passar às pessoas.

Você pode encontrar mais informações sobre o profissional em suas redes sociais, como: facebook e linkedin.

 

Lembre-se sempre de se atentar ao que é necessário a sua subsistência e quando tiver todas as contas essenciais pagas, aí sim partir para questões de conforto.

 

Desejamos sucesso e muita prosperidade para você. Abraços.

 

 












Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2022, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.