Sábado, 31 de Julho de 2021

Lucas Pelisari

Lucas W. Pelisari é escritor, formando em Investigação Forense e Perícia Criminal. Cursa Direito e atua profissionalmente no marketing. Sua especialidade é empreendedorismo e marketing digital.

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Como gerenciar um escritório de advocacia



 

Saber como gerenciar um escritório de advocacia não é tarefa fácil. Você não está apenas lidando com as expectativas de clientes exigentes, mas também está lidando com as demandas financeiras, éticas e administrativas para manter seu escritório de advocacia funcionando.

 

A gestão eficaz do direito é fundamental para a lucratividade e a longevidade de uma prática jurídica. Sem ele, as tarefas e responsabilidades necessárias podem não ser cumpridas, levando a desafios financeiros e éticos.

 

A gestão bem-sucedida de um escritório de advocacia é caracterizada por alguns traços específicos. Embora cada um desses atributos seja importante por si só, são necessários todos eles para realmente cultivar uma prática jurídica bem-sucedida.

 

Você precisa se atentar a alguns pontos para aprender a como gerenciar um escritório de advocacia.

Gerenciamento de tempo

A primeira coisa que você deve fazer para aproveitar ao máximo o seu tempo é ter uma lista de tarefas que o orientará para realizar as atividades ao longo do dia. Você deve ter prazos definidos para responder aos e-mails, sem pensar em multitarefa, pois não é considerada uma boa abordagem, especialmente quando você tem muito o que gerenciar.

 

Além disso, deixe sua mesa o mais limpa possível para que você pense com a maior clareza possível. É imperativo avaliar o tempo gasto nas várias tarefas ao longo do dia e atribuir as tarefas improdutivas a outra pessoa para que você possa gerenciar melhor seu tempo e usá-lo da maneira certa.

Liderança

O sucesso começa no topo. Cada membro do escritório busca a liderança para obter orientação sobre como se comportar ao lidar com os negócios do escritório. 

 

Os líderes de empresas precisam fornecer um exemplo positivo para os advogados de nível inferior e membros da equipe seguirem. Seja liderando uma reunião de equipe ou falando com clientes, os líderes da empresa são constantemente observados e imitados.

Suporte administrativo

Os escritórios de advocacia dependem tanto de tarefas administrativas quanto de questões de clientes. Deve haver pessoas e processos em vigor para garantir que as responsabilidades administrativas sejam tratadas de maneira oportuna, precisa e eficiente. 

 

Isso envolve a contratação de membros da equipe de apoio com conhecimento e experiência adequados para lidar com as tarefas que lhes são atribuídas. Você também deseja garantir que os membros da equipe tenham um temperamento adequado à cultura de sua empresa. Os gerentes de escritórios de advocacia eficazes entendem que a equipe administrativa certa é um ativo valioso para sua prática jurídica.

 

Saber como gerenciar um escritório de advocacia envolve abrir espaço para um suporte administrativo eficiente.

 

O suporte adequado também requer sistemas que lidem com proficiência com suas necessidades administrativas, sem esgotar seu tempo ou recursos financeiros.

Aproveite a tecnologia disponível

Quase todos os escritórios de advocacia nos tempos atuais incorporam o uso da tecnologia de uma forma ou de outra. Isso inclui substituir os métodos de faturamento em papel pelo software de faturamento para usar software para gerenciar os documentos e arquivos de caso, agendar compromissos, compartilhar arquivos e muito mais.

Planejamento 

O planejamento é essencial para saber como gerenciar um escritório de advocacia de forma eficaz. O crescimento da empresa requer um planejamento adequado. Você não terá sucesso por simples sorte. 

 

A maioria dos clientes não passa pela porta por acaso, e o dinheiro não entra simplesmente na sua conta bancária. Você precisa estabelecer metas concretas para a empresa e desenvolver um plano para alcançá-las. 

 

Os escritórios de advocacia mais bem-sucedidos têm planos de crescimento e entendem os desafios significativos que existem em um mercado jurídico em constante mudança e evolução. Com um plano estratégico, você pode se preparar para possíveis obstáculos e posicionar sua empresa para melhor lidar com as flutuações do setor.

Marketing

O marketing é a pedra angular de qualquer negócio de sucesso. Como você pode atrair clientes se eles não sabem que você está lá e o que tem a oferecer? O gerenciamento de práticas eficazes deve incluir uma estratégia de marketing que faça o escritório crescer ou, pelo menos, mantenha sua lucratividade sem ferir o código de ética e disciplina.

 

Saiba onde seu cliente ideal provavelmente procuraria um advogado e certifique-se de que você está disponível para ser encontrado, lembrando de manter a discrição e tomar cuidado para não mercantilizar a profissão. 

 

Evite atividades improdutivas

Existem muitas atividades improdutivas que retardam o crescimento de um escritório de advocacia, e os próprios advogados precisam evitá-las em primeiro lugar.

 

Isso inclui não responder às solicitações do cliente a tempo, dizer "sim" aos clientes antes de estimar a quantidade de tempo a ser gasto em seu caso, lidar com as tarefas mais importantes no final do dia, não planejar com antecedência, reagir sem avaliar, entre outras coisas.

 

Agora que você já sabe como gerenciar um escritório de advocacia, se quiser ver na prática um exemplo de escritório bem gerenciado conheça a LG Advocacia.














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