Quinta-Feira, 11 de Agosto de 2022

Leliane Andrade

Eu sou a Leliane, publicitária, MBA em Marketing e Negócios Digitais e apaixonada por empreendedorismo. Ajudo pequenos negócios a terem sucesso através do Marketing Digital:atrair, conquistar novos clientes e dobrar o faturamento usando a Internet de forma estratégica.

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Como adaptar seu Marketing para a superar a crise do Coronavirus



O impacto que a pandemia do #coronavirus trouxe em nível mundial alterou completamente muitas das estruturas que sustentavam negócios de diferentes segmentos. Independentemente do porte, o empresariado foi atingido em cheio, sem exceção. Para economias mais vulneráveis como o Brasil, o desafio é ainda maior, pois além da pandemia, vivemos uma constante crise política, que faz com que a insegurança do mercado aumente ainda mais. Falando especificamente das pequenas e médias empresas, que representam 72% das vagas de emprego no Brasil, as dificuldades em criar estratégias assertivas de marketing podem fazer toda a diferença entre sair da crise mais fortalecido ou naufragar de vez neste tsunami que estamos enfrentando. Este artigo pretende mostrar caminhos para adaptar o marketing em tempos de crise, e dessa forma, construir bases mais sólidas para atuar em um mundo completamente diferente no pós-pandemia.

Sem medo de exagerar, posso afirmar que a transformação digital que vinha acontecendo há alguns anos foi acelerada e avançou de forma violenta nestes últimos cem dias de quarentena que estamos vivendo. Hoje, qualquer negócio que não esteja no digital está com os dias contados, e esta necessidade de se adequar faz com que sejam maiores as oportunidades de pequenas e médias empresas, mas também aumenta a concorrência na mesma proporção. Assim, dominar o Marketing Digital é uma necessidade básica para a qual muitos podem ainda não estar bem preparados, mas com a orientação adequada, é possível se destacar e extrair o melhor da internet. Quero falar neste artigo de algumas ações que podem ajudar sua empresa, contextualizando informações e dados que temos observado com nossos clientes e também acompanhado através de pesquisas realizadas por entidades como Sebrae e Endeavor, entre outras.

Produção de Conteúdo Relevante

Antes de mais nada, pergunte-se: o que é relevante para o meu público neste momento? Lembre-se que muitas das prioridades mudaram, inclusive novas tendências que podem se tornar permanentes depois que a pandemia passar. Um ponto importante, que parece meio óbvio mas é preciso falar: faça uma nova análise da sua persona. Quem é este novo consumidor que está surgindo com a pandemia? Lembre-se que a maioria das pessoas está em um outro momento, em uma rotina diária que pode ser completamente diferente do que era antes, então pode ser que a forma de conseguir atrair sua atenção também precise ser repensada. Seus clientes são fontes valiosas de informação e se for possível, faça uma breve pesquisa com eles, focando em como sua empresa pode estar mais presente neste momento e também entendendo quais são suas dores, dúvidas e desejos. A partir disso, redesenhe sua persona e coloque o foco na produção de conteúdos que realmente sejam relevantes neste momento.

Invista em mídia paga

Estratégias de Marketing Digital, quando realizadas da maneira correta, aumentam o fluxo de caixa das empresas e um dos principais erros é cortar o investimento em tempos de crise. Os algoritmos do Facebook, Instagram e Google estão em constante mudança, podendo derrubar significativamente o alcance orgânico das publicações, do dia para a noite. Na verdade, isso já vem acontecendo há algum tempo, e mesmo com as estratégias mais adequadas, conseguir impactar o público de maneira orgânica está cada vez mais difícil. Construir uma base sólida com conteúdo relevante é o primeiro passo para que sua empresa continue se destacando na internet, mas fazer com que este conteúdo chegue até o seu público é fundamental para que sua exposição cumpra o objetivo de conquistar novos clientes, e isso se consegue em grande parte através de investimento em mídia paga.

Quem não é visto, não é lembrado: esta frase antiga demonstra com clareza o que acontece com quem não anuncia. Economizar no marketing é um dos grandes erros, já que as vendas tendem a cair ainda mais se sua empresa não está à vista. Aqui, uma ressalva importante: fique atento às métricas. Medir os resultados é fundamental para que o investimento não se transforme em um ralo de dinheiro, sendo importante também para apontar caminhos que podem potencializar ainda mais as ações. Além disso, a crise se torna uma excelente oportunidade para se destacar, já que muitas empresas diminuíram seus investimentos, o que faz com que os leilões fiquem com os valores mais baixos. O resultado disso? Leads mais baratos e alcance cada vez maior!

Faça um raio-x da presença digital do seu negócio

O consumidor mudou, assim como sua forma de comprar. Na pandemia, o Google registrou um aumento de 13% no volume de buscas, fato que reforça a necessidade cada vez maior da sua empresa operar de forma online. Nesse contexto, é preciso entender os impactos da crise no SEO para se adaptar à nova realidade.

Para muitos empresários, estar na internet se resume a ter um site e postar regularmente nas redes sociais, o que já sabemos não ser suficiente. Por exemplo, você sabia que o Google possui mais de 250 fatores de ranqueamento para colocar (ou não) seu site na primeira página de buscas de acordo com as palavras-chave que estão sendo pesquisadas? Pois é. Só por isso já dá para perceber que não adianta apenas estar com o site no ar, não é mesmo? Um site bem construído, dentro das estratégias de SEO e com conteúdo realmente relevante para o público é o primeiro passo para se destacar. O mesmo cuidado deve ser tomado nas redes sociais, que devem ser alimentadas com regularidade, trazendo informações que realmente façam diferença para seu público.

Acompanhe de perto a performance das ações de Marketing

“O que pode ser medido, pode ser melhorado”. Esta frase resume o que quero passar com esta última dica e foi dita por Peter Drucker, pai da administração moderna e grande pensador que admiro profundamente. Acompanhar indicadores de performance em todas as suas ações de Marketing dá condições para que você entenda exatamente o que funciona e o que não funciona para seu negócio. O Marketing Digital não é uma ciência exata e seus resultados podem ser impactados diretamente por uma série de variáveis que às vezes mudam sem nenhum tipo de aviso.  

Acompanhar o resultado de campanhas de anúncios nas redes sociais ou Google Ads é ponto básico, afinal, sem isso é praticamente impossível usar sua verba com eficiência e conseguir bons resultados. O Google Analytics também é peça-chave na avaliação de métricas, já que com ele você poderá entender melhor o comportamento do público e terá a exata noção de tudo o que precisa fazer para otimizar suas conversões. Por último, acompanhar de perto suas vendas, e para isso não é necessário nenhum sistema sofisticado. 

Com a pandemia, muitos negócios estão morrendo, mas outros também estão nascendo (ou renascendo). É uma mudança brusca e que exige esforço e velocidade, e certamente quem se adaptar mais rapidamente terá chances muito maiores neste novo mundo que está surgindo. Estes são quatro pontos que considero essenciais para que você consiga ser mais assertivo na sua estratégia de Marketing Digital e acredito que com a sua atenção voltada para eles, será mais fácil passar por este momento turbulento que estamos vivendo.

Um abraço e até o próximo artigo!

Leliane Andrade

Marketing Digital para Negócios de Alimentação

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