Quinta-Feira, 20 de Junho de 2019

Ozeni Ramos

Ozeni Ramos é Psicóloga, com ampla vivência na área da Saúde Mental.

Atendimentos Psicológicos em Jundiaí.

E-mail: oznramos@gmail.com

Ver todas as colunas

Anarquia Mental



Você deve estar pensando que vou propor um sistema que negue todos os tipos de regras, e traga a sugestão de uma revolta mental e moral contra tudo e todos, e mais, que negue todos os tipos de autoridade que estão a sua volta.

Bem, não será sobre essa utopia desengonçada que falaremos.

Vou chamar aqui de Caos Mental tudo que leva o indivíduo a confusão da mente e aos pensamentos repetitivos. Os nomes mais conhecidos são: cansaço mental, desmotivação, preguiça, procrastinação.

Esse sintoma tem raízes enormes, mas, faz parte de uma mesma situação a indisciplina mental.

Utilizo o nome de indisciplina mental para explicar a ideia que a maioria dos indivíduos e dominado pela própria mente, ao invés de conduzir.

Essa questão é tão imperceptível que a maioria das pessoas nem sabe que essa situação existe, e pior, grande parte delas e escrava dessa condição.

As pessoas são muito crédulas em relação aos seus próprios pensamentos, nunca questionam a respeito.

Dessa forma, não é possível separar pensamentos da realidade, ou pensamentos de emoções, fica tudo aglomerado em uma grande caixa, a mente.

É necessário distinguir quais os sintomas de uma mente tipicamente servil a programações instaladas automaticamente por ela mesma.

Comumente temos os sintomas: pensamentos repetitivos, ideias contraditórias, confusão mental, mente acelerada, falta de foco, pensamentos que geram sensações negativas, pensamentos repetitivos sobre o passado ou o futuro, falta de filtro para qualificar o que se escuta e o que se fala dentro da comunicação de forma geral.

Mas, o que seria uma mente conduzida por seu dono?

Muito simples, uma mente conduzida por seu dono é uma mente equilibrada, ou seja, é uma mente presente e observadora, nem lenta, nem acelerada, mas, altamente concentrada em uma atividade por vez.

Para alcançar as rédeas da mente e nunca mais solta-la, é necessário criar estratégias, a mais eficaz é a meditação, existem inúmeros tipos, é preciso pesquisar e praticar a que mais se afina as suas necessidades.

Outra estratégia, e organizar da melhor maneira possível as atividades cotidianas, isso pode envolver se necessário a utilização de técnicas de planejamento de tempo.

A última sugestão e treinar sua percepção para estimular a atenção concentrada, pouco utilizada hoje em dia. Várias são as atividades que estimulam a atenção, desde aprender alguma atividade nova, observar os ambientes de forma mais intensa, ouvir as pessoas sem manter um diálogo interno consigo mesmo; até o simples foco do olhar em um objeto ou paisagem distante também estimula a atenção concentrada.

Mudanças de hábito requerem esforço, foco e método, não seria diferente para o propósito de comandar a sua mente!

 

Até logo!

 

 










Imóveis em Sorocaba

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças e acessórios aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de peças que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa

Quando se pensa na realização de um evento social, seja ele uma festa familiar ou uma recepção empresarial,Aluguel de louças, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos a serem usados é grande. Além de consumir bastante tempo, o custo e a logística de obtenção dos mesmos é significativa.

O mercado de Aluguel de louças em São Paulo aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas em São Paulo) para um festa



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.