Quinta-Feira, 11 de Agosto de 2022

Roger Mello

Roger Mello, Sócio/Administrador do portal Infoenem. Coordena cursos preparatórios para o vestibular desde 2012, ajudando alunos a conquistar uma vaga na universidade.

Ver todas as colunas

A Importância da Organização do Tempo na Prova do Enem



A Importância da Organização do Tempo na Prova do Enem

 

Se você está começando a se preparar para as provas do Enem, já deve ter visto que a organização e distribuição do tempo é fundamental para o sucesso no exame. Em uma prova tão longa e cansativa como o Enem, é necessário tomar uma série de cuidados com o tempo, para evitar deixar questões em branco no final da prova. Sendo assim, vamos apresentar a seguir quanto tempo você possui para realizar as provas do Enem, sugerindo também uma distribuição deste tempo para a prova.

Qual a duração das provas do Enem?

Antes de mais nada, é muito importante conhecermos a duração das provas do Enem. Ambas as versões do Enem (impressa e digital, que foi aplicada pela primeira vez durante o Enem 2020) possuem o mesmo tempo de duração e também dias de aplicação. Desta maneira, as provas do Enem estão sendo aplicadas em dois domingos seguidos.

Para o primeiro dia do exame, em que são aplicadas as provas de Redação, Linguagens, Códigos e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, é disponibilizado para os alunos um tempo total de 5 horas e 30 minutos para a realização da prova. Dentro deste tempo, além de resolver todas as 90 questões do dia e também desenvolver a sua redação, é necessário preencher corretamente e adequadamente o gabarito do exame.

Se você se preparou da maneira correta para o exame e está acostumado a desenvolver o modelo de redação cobrado no Enem, o tempo de uma hora será suficiente para desenvolver o rascunho e escrever a sua redação final no modelo adequado. Assim, restam 4 horas e meia (ou 270 minutos) para a resolução das 90 questões do dia, que resultam no tempo conhecido de 3 minutos para resolver cada questão! No entanto, este não é o número real disponível, uma vez que é necessário preencher o gabarito adequadamente. Reservando um tempo de 30 minutos para preencher com calma o gabarito, restam 4 horas para solucionar as 90 questões, que implicam em um tempo de 2 minutos e 40 segundos para cada questão! Para facilitar a sua comparação, tenha em mente que você deverá resolver 23 questões por hora neste dia!

Já para o segundo dia da prova do Enem, são aplicadas as provas de Matemática e Suas Tecnologias e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, com uma duração total de 5 horas. Como não há redação no segundo dia da prova do Enem, basta reservamos os 30 minutos para o preenchimento do gabarito e restarão 4 horas e 30 minutos para resolver as questões, resultando em um tempo de 3 minutos para cada questão deste dia. Com isso, para cada hora do segundo dia do Enem, você deverá resolver 20 questões!

Deste modo, você pôde perceber que a prova do Enem, além de cansativa, exige do aluno uma ótima organização do tempo. Para se preparar par o exame, a melhor maneira é treinar utilizando as provas anteriores, tentando adequar-se ao tempo disponível e se acostumando com o modelo de questões do Enem, que possuem textos longos e devem ser resolvidas em pouquíssimo tempo. Apesar dessa dificuldade, com um pouco de treino você com certeza se adaptará ao modelo do exame!

No portal infoenem você encontra mais conteúdos como esse acesse: https://infoenem.com.br/












Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2022, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.