Domingo, 14 de Agosto de 2022

Guilherme Machado

Guilherme Machado é servidor público do TJMG e autor do blog Quero Passar em Concursos. Dedica-se a ajudar concurseiros a conseguirem a aprovação em concursos públicos.

Ver todas as colunas

6 dicas para começar do zero a estudar para concurso público



Você decidiu começar do zero a estudar para concurso público, mas está se sentindo perdido no meio de tantas informações? Neste artigo você vai ter acesso a 6 dicas práticas e eficientes para começar a estudar da forma correta e ter chances de ser aprovado no concurso dos seus sonhos.

Vamos às dicas!

1 – Não atire para todos os lados

Ter foco é fundamental. Não dá para tentar todos os concursos que publicarem edital, pois as matérias variam muito de uma área para a outra e é impossível você ter um bom conhecimento de todas.

Por isso, você deve escolher uma área e ter foco apenas nos concursos a ela relacionados. São exemplos de áreas: bancária, policial, fiscal, tribunais etc.

Dentro de uma área os editais dos concursos costumam cobrar as mesmas matérias, o que facilita sua preparação.

2 – Prepare-se com antecedência

A concorrência e o nível de preparação dos candidatos têm aumentado nos últimos anos. Por isso você não pode deixar para começar sua preparação na última hora, depois de publicado o edital.

Entre a publicação de um edital e a prova há um intervalo médio de 3 meses, tempo insuficiente para uma boa preparação.

Por isso, você deve baixar editais de concursos anteriores em site como o PCI Concursos para ter uma referência do conteúdo a ser estudado e começar sua preparação com a maior antecedência possível.

3 – Organize sua rotina

Organização é fundamental. Você precisa listar todas as suas atividades diárias e o horário de cada uma delas. Depois disso encontre horários disponíveis e os reserve como tempo destinado ao estudo.

Também corte horários que não são essenciais como assistir televisão e também os inclua como tempo de estudo.

Por fim, monte uma planilha de estudo e preencha esses horários com pelo menos duas matérias por dia, sendo uma hora de quarenta minutos de cada e vinte minutos de intervalo.

4 – Escolha um local de estudo adequado

É fundamental que você defina um local de estudo silencioso, organizado e propício ao estudo.

Se você tiver que estudar em casa, fique longe da televisão e do celular. Também combine com seus familiares para não te interromperem durante o horário de estudo, que deve ser sagrado.

Se for possível, estude em locais em que o ambiente favorece a concentração, como em bibliotecas.

5 – Invista em material de qualidade

Para superar a enorme concorrência você vai precisar adquirir material de qualidade, seja livros ou cursos para concursos.

Não caia no erro de tentar estudar somente por material gratuito disponível na internet, pois você pode encontrar muito conteúdo errado ou desatualizado.

Por isso, corte gastos supérfluos e invista em uma preparação de alto nível.

6 - Persista

No começo você vai ter dificuldades para passar horas e horas sentado e concentrado estudando. Mas, se você persistir, com o tempo você vai adquirir o hábito de estudo e vai conseguir estudar cada vez mais e melhor.

Dessa forma, mesmo que no começo tudo pareça chato e difícil, pense que o sofrimento é temporário, mas o cargo é para sempre.

Persista e continue estudando que a recompensa virá!

Até o próximo artigo.

Guilherme Machado












Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2022, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.