Segunda-Feira, 19 de Novembro de 2018

Keller Pereira Chagas

Keller P. Chagas é Dentista, diretor da Odoprevi Odontologia, especialista em Odontologia Legal e Ortodontia e palestrante em Universidades e Clínicas de grande porte

Ver todas as colunas

4 Sinais de Que Você Precisa Usar Aparelho Ortodôntico AGORA!



Um sorriso bonito faz toda a diferença — tanto para a nossa autoestima, ao nos olharmos no espelho e nos sentirmos satisfeitos, quanto ao conhecermos outra pessoa e notarmos um riso saudável e atraente.
Para isso, muitas vezes é necessário usar algum tipo de aparelho ortodôntico a fim de corrigir falhas e deixar os dentes alinhados. E nem sempre as razões são apenas estéticas, já que o tratamento apresenta outros benefícios na correção da mordida, prevenção de cárie e doenças na gengiva, etc..
Para conhecer alguns sinais e saber se você precisa de um aparelho, leia este post antes de procurar um bom cirurgião-dentista.:

Problemas de mordida

É uma das principais razões para o uso do aparelho ortodôntico, isto é, o tratamento ortodôntico vai muito além da questão apenas estética. Consertar o tipo da mordida influencia até mesmo na saúde do paciente, facilitando a mastigação, a respiração, a dicção e a digestão.
A mordida errada pode ser entendida como o mau encaixe da arcada dentária superior com a inferior, sem uma oclusão adequada. É comum ainda que as pessoas com esse tipo de problema apresente recessões gengivais, fraturas dentárias ou desgaste dos dentes, entre outros prejuízos.
Dentre os casos mais corriqueiros estão:
  • mordida aberta (espaço entre os dentes superiores e inferiores);
  • mordida profunda (dentes superiores cobrem excessivamente os dentes inferiores);
  • mordida cruzada (a arcada superior e inferior estão ocluindo ao contrário do correto);
  • mordida para frente (dentes de cima ou os dentes de baixo estão mais para frente do que o correto com ou sem envolvimento esquelético);
  • perdas dentárias de anos que resultaram em dentes tortos (é fundamental que o paciente use aparelho ANTES de instalar os implantes para evitar problemas futuros)..

Dentes tortos ou encavalados

Às vezes, simples alterações no posicionamento dos dentes acabam deixando-os desalinhados e afetando sua boa aparência. Logo, o paciente deve optar pela correção, de forma a conquistar maior harmonia e satisfação com a estética do seu sorriso. Porém, é importante relembrar que o tempo de tratamento ortodôntico ideal permite a correção em poucos meses dos casos mais simples com a garantia da qualificação do profissional, técnica e materiais utilizados e grau de instrução e cooperação do paciente.
Além da melhora na autoestima, existem ainda casos mais sérios como quando um ou mais dentes ficam encavalados sobre outros. A higiene é dificultada, podendo causar cáries, doenças periodontais, mau hálito e outras complicações. Então, é preciso iniciar o tratamento para liberar espaço e acomodar cada dente no seu devido lugar.

Espaços entre dentes

Do mesmo jeito que a falta de espaço pode ser o problema, a presença dele também pode fazer com que o aparelho ortodôntico esteja indicado. Entre as principais causas do seu surgimento estão a genética e o hábito de chupar dedo.
Esses espaços são comuns em pacientes com problemas gengivais graves tais como a periodontite. Nesse caso, a Ortodontia e a Periodontia devem ser acionadas em conjunto pois, uma depende da outra para evitar o aumento dos espaços e até a perda dos dentes. .

Dor na mandíbula, bruxismo e desgaste dentário irregular

A articulação do maxilar superior e o inferior é fundamental para o equilíbrio da mandíbula com os músculos da face. Mas, embora jamais o dente torto seja o responsável único das dores articulares ou mesmo do bruxismo, é certo que o diagnóstico e tratamento interdisciplinar é fundamental para corrigir essas doenças.
Enfim, o diagnóstico e o acompanhamento com um bom profissional da Ortodontia é fundamental para corrigir os problemas citados. Apenas ele poderá indicar a melhor solução, além de dar outras orientações a respeito dos cuidados e da manutenção.
 
Conseguiu identificar os sinais para saber se você precisa usar um aparelho ortodôntico? Não deixe de comentar abaixo na área de comentários.











Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.