Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

7/10/2015 - Sorocaba - SP

Zoonoses realiza ação de combate à dengue na Vila Helena




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Equipes fizeram avaliação de densidade larvária dos imóveis do bairro. Medida permite quantificar, dos criadores existentes, quantos apresentaram larvas do mosquito transmissor da doença 

A Divisão de Zoonoses, da Prefeitura de Sorocaba, fez nesta terça-feira (6) visitas em residências da Vila Helena com o objetivo de realizar a avaliação de densidade larvária dos imóveis do bairro. As equipes da Área de Vigilância em Saúde têm intensificado os trabalhos de combate à dengue neste período interepidêmico (temporada de poucas chuvas), com o objetivo de evitar que a cidade tenha uma nova epidemia da doença, dessa vez em 2016.

Na avaliação de densidade larvária (ADL), os agentes de vigilância sanitária entram nas casas para vistoriar possíveis criadouros de dengue e coletar amostras de água parada com larvas, que podem ocasionar a proliferação de mosquitos, inclusive o Aedes aegypti, transmissor da dengue. Além dos imóveis residenciais, estabelecimentos comerciais, como desmanches, borracharias e locais que abrigam materiais recicláveis, também são locais estratégicos a serem vistoriados.

De acordo com o biólogo João Ricardo Pereira Ennser, 33, após a coleta do material, as amostras são levadas para o laboratório da Zoonoses, onde os biólogos da Secretaria da Saúde fazem avaliações a fim de verificar qual o índice de vetor encontrado. Isso possibilita a Zoonoses quantificar, dos criadores existentes, quantos apresentaram larvas.

Esses resultados auxiliam a Zoonoses a identificar quais são os principais criadouros de mosquito da dengue na região e estipular o índice larvário da quadra visitada. Além disso, os dados possibilitam às equipes da Área de Vigilância em Saúde traçar estratégias de combate à doença, definindo quais as ações devem ser empregadas no bairro.

Participação dos moradores

A aposentada Benedita Pedroso, 75 anos, achou ótima a vistoria feita pela equipe da Zoonoses em sua casa. Ela disse que não deixa recipiente acumular água e que também cuida dos ralos da residência.

Já a dona de casa Creusa Rodrigues, 63 anos, afirmou que está seguindo as recomendações feitas pelos agentes do combate à dengue. “Furo os pratinhos dos vasos, cuido do recipiente que acumula água da geladeira, estou fazendo a minha parte para evitar a doença”, conta.

O agente de vigilância sanitária Ivan Santos Vieira, 40 anos, destaca que é imprescindível a participação da população nesse processo de avaliação e levantamento de informações, pois isso, segundo ele, visa a um bem futuro, que é a diminuição do número de casos de Dengue em toda a cidade.

Outras ações e bairros

O conjunto de ações para combater a dengue está sendo realizado em bairros estrategicamente escolhidos pela Divisão de Zoonoses, da Secretaria da Saúde. Além das vistorias de casa em casa, também está sendo feita a nebulização (aplicação de inseticidas especiais) em determinadas áreas e os arrastões (retirada de materiais inservíveis que podem acumular água).

Nessa semana, as atividades de combate à dengue estão programadas para ocorrer nos bairros Júlio de Mesquita Filho, Jardim Santa Bárbara, Brigadeiro Tobias, Barcelona, São Guilherme, Cajuru do Sul, Vila Colorau, Jardim Itanguá II e Jardim Maria Antônia Prado.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.