Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

21/7/2014 - Sorocaba - SP

Zoológico de Sorocaba será cenário da série “Dr. Selvagem” no Animal Planet




Na próxima quinta-feira, dia 24, às 22h, o canal Animal Planet exibirá o primeiro episódio da série “Dr. Selvagem”. O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” será cenário de várias histórias apresentadas pelo médico veterinário Rodrigo Teixeira, chefe de Seção de Biologia e Veterinária da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) da Prefeitura de Sorocaba. Ao todo, serão 32 episódios, com meia hora de duração cada, que mostrarão, por exemplo, a ação de veterinários em cirurgias complexas envolvendo animais da fauna nativa e exóticos em várias regiões do Estado de São Paulo.
 
Gravado entre fevereiro e outubro de 2013, os telespectadores poderão ver no “Quinzinho de Barros” o “casamento” da lhama, que culminou no nascimento de um filhote neste ano no parque. Eles também poderão conferir a chegada dos lêmures e a festa de aniversário de 45 anos do Zoológico de Sorocaba, que teve direito a um bolo a alguns dos animais símbolos do parque: elefantes, hipopótamos e os lobos-guará. 
 
“Essa foi uma oportunidade de mostrar o dia a dia de um médico veterinário que trabalha com animal selvagem, que muitas pessoas nem imaginam. Fazemos tomografia computadorizada, ressonância magnética, cirurgias, tratamento dentário, implante de pena em gavião, reconstrução de bico, ou seja, a gente faz várias atividades sempre em prol do animal para melhorar a qualidade de vida dele”, destacou Rodrigo Teixeira.
 
No Zoo de Sorocaba, além da equipe realizar procedimentos em animais selvagens que habitam no parque, que vai desde canais odontológicos e cirurgias complexas a tratamentos experimentais com acupuntura, eles também atendem a emergências trazidas pelos bombeiros, policia ambiental, Ibama e pela população – em geral, animais selvagens encontrados feridos, devido a maus tratos ou acidentes.
 
Para Rodrigo Teixeira, além de mostrar a profissão, essa também foi uma oportunidade de dar visibilidade internacional ao trabalho realizado pela equipe do Zoológico “Quinzinho de Barros” e a própria cidade de Sorocaba. “O que foi decisivo para aceitar esse convite foi a chance de divulgar o trabalho do Zoo e a cidade onde eu moro, pois sou do Rio de Janeiro. Foi uma forma de agradecer como Sorocaba me recebeu há mais de 20 anos”, comentou.
 
O primeiro paciente da série é uma maritaca que foi encontrada enrolada em linha de pipa. Vinda de uma cidade vizinha, a ave teve fratura completa em uma das patas e foi necessária uma cirurgia emergencial. O telespectador acompanhará também o salvamento de um tamanduá atacado por cães domésticos, o “check-up” de um bugio-preto, com direito a exames oftalmológicos, e o mutirão formado por dentistas especializados para o tratamento dos moradores do zoológico.
 
Além do Zoo de Sorocaba, o programa mostrará histórias no Zoológico de Botucatu, em clínicas veterinárias e criadores de animais selvagens em todo o Estado de São Paulo.


Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.