Sábado, 20 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

17/9/2014 - Sorocaba - SP

Viva a Primavera levará diversas atividades ao Parque “Chico Mendes”




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A partir desta sexta-feira (19), das 9h às 17h, os sorocabanos poderão participar de diversas atividades gratuitas do Viva a Primavera no Parque Natural “Chico Mendes”, no Alto da Boa Vista. No local, a Prefeitura de Sorocaba promoverá oficinas ambientais, apresentações musicais, teatro de fantoche, palestras, jogos educativos, exposições, pintura de rosto, tirolesa, arborismo, entre outras atividades, até às 13h de domingo (21).

Organizado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com as Secretarias da Cultura (Secult), Educação (Sedu), Desenvolvimento Social (Sedes), Saúde (SES), Guarda Civil Municipal (GCM), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e Fundação Mokiti Okada, o Viva a Primavera tem como objetivo estreitar a ligação afetiva do sorocabano com as árvores da cidade. O evento integra a programação comemorativa do Dia da Árvore, celebrado neste domingo.

“Queremos reforçar o olhar do sorocabano quanto à importância da preservação e o plantio de árvores em nossa cidade. Elas são as responsáveis por promover a melhoria da qualidade e umidade do ar, evitar a erosão do solo, fornecer alimentos para pessoas e diversas espécies de animais, reduzir a temperatura, além de contribuir para a beleza da paisagem da cidade”, explica o secretário do Meio Ambiente, Clebson Ribeiro. “Estamos esperando os sorocabanos de todas as idades para essa grande festa no ‘Chico Mendes’”, completa.

A equipe de Educação Ambiental do Saae participará do Viva a Primavera com uma programação que abrange todas as faixas etárias, enfocando a necessidade do uso da água de forma racional e sem desperdício, e a importância da preservação do meio ambiente.

Já a Seção de Controle de Zoonoses estará na sexta-feira com uma tenda educativa de prevenção à dengue. O objetivo é chamar a atenção da população quanto à importância do combate ao mosquito da dengue e as medidas de prevenção. Além disso, durante os três dias de evento, a Zoonoses levará a Feira de Adoção de Animais, com os cães adultos do Canil Municipal, todos já castrados e vermifugados.

Além disso, no sábado, das 9h às 13h, quem comparecer ao Viva a Primavera, também poderá conferir e adquirir produtos da Feira de Transição Agroecológica e Orgânica de Sorocaba, que completará 1 ano de existência. Realizada pela Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com o Grupo de Articulação Regional da Feira Orgânica de Sorocaba (Garfos), a feira tem como objetivo principal fortalecer os pequenos produtores locais e da região.

 

Palestra e Oficinas

Na sexta-feira, às 10h e às 15h, as pessoas interessadas poderão conferir uma palestra sobre “Direito dos Animais” nas Tendas de Oficinas. 

O público poderá participar também no mesmo dia, das 14h às 17h, de uma oficina de Reciclagem de Papel, desenvolvida pela Rede de Educação Ambiental e o Centro Acadêmico da Unesp – campus Sorocaba. O objetivo será de discutir o consumo consciente através de práticas como redução de consumo, reaproveitamento, reutilização e reciclagem de materiais utilizados no cotidiano. 

No sábado, das 9h às 12h, acontece uma oficina de Ikebana - técnica japonesa de vivificação floral. Ao final da atividade, os participantes poderão levar um pequeno arranjo floral baseado nessa técnica. 

Das 13h às 17h, o Clube de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves) dará uma oficina de Observação de Aves. O objetivo é de apresentar algumas das técnicas básicas de observação e identificação de aves. Alguns binóculos serão disponibilizados em quantidade limitada, por isso é recomendado que o participante leve seu equipamento.

O público também poderá participar das 15h às 17h da oficina de Cultivo de Orquídeas, com o Círculo Orquidófilo Sorocabano. Os participantes vão receber informações sobre a planta, assim como os cuidados quanto ao cultivo e a sua manutenção.

 

Atividades educativas dos parques

Os participantes do Viva a Primavera também terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os Parques Naturais de Sorocaba.

A equipe do Parque da Biquinha, por exemplo, levará uma peça de teatro de fantoches inspirada no Sítio do Pica-Pau Amarelo, que vai abordar questões ambientais de forma lúdica e interativa com o público. Além disso, será realizada a exposição “Aves Urbanas” em parceria com o Coaves, que apresentará as principais espécies de aves  de ocorrência urbana e destacará a importância delas como dispersores de sementes, essenciais para a manutenção das áreas verdes.

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” levará ao evento a Exposição “Zoológico: 46 anos de Pesquisa, Conservação, Educação Ambiental e Lazer”, que destacará as funções básicas desempenhadas pelo Zoo. A exposição contará com animais taxidermizados (empalhados) e, entre outros temas, será apresentado ao público o trabalho desenvolvido na reprodução de espécies silvestres em cativeiro como uma das estratégias de conservação dessas espécies.

A equipe do “Chico Mendes” realizará a exposição “Flora de Sorocaba”, oficina de Bolas de Sementes, visita guiada ao Viveiro de Mudas, além de ser fornecido um roteiro de visita auto-guiada pelo parque e apresentar aos visitantes o Meliponário do parque, onde eles poderão conhecer colmeias de abelhas nativas e sem ferrão de diferentes espécies, além de serem informados sobre a importância dessas espécies como agentes polinizadores e indispensáveis para a manutenção das áreas verdes.  

Além de uma oficina de compostagem doméstica e horta-vertical, a Secretaria do Meio Ambiente apresentará ao público o Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira” e o Projeto “Parque para Todos”, que teve como objetivo tornar o parque acessível para todos, através de melhorias quanto ao acesso e utilização dos espaços, piso tátil e placas em braile para deficientes visuais, rampas de acesso, banheiros e brinquedos adaptados para cadeirantes, entre outros serviços.

Já a equipe do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” fará uma exposição interativa sobre a importância da arborização urbana. Além disso, o participante irá conhecer um pouco sobre as funções e importância do Jardim Botânico de Sorocaba.

 

Lazer e cultura

Além da tirolesa e o arborismo, a Prefeitura de Sorocaba realizará um Teatro de Fantoches da GCM sobre meio ambiente voltado para toda a família. No sábado, a apresentação acontece às 9h30, 11h, 14h e 15h30. Já no domingo, será às 9h30 e às 11h.

Também no sábado e no domingo, será realizada pintura facial nas crianças a fim de celebrar a chegada da primavera e as árvores. Além disso, será realizada pintura no papel, levando a oportunidade do público pintar desenhos com temas ambientais. 

Já no domingo, das 9h30 às 13h, os Palhacinhos da Alegria da GCM vão divertir as crianças e os adultos que estiverem no Parque “Chico Mendes”.

Além de todas as atividades, o público do Viva a Primavera também poderá conferir no sábado, às 10h, a apresentação musical da Renata Grazzini e Banda. Em suas apresentações, a cantora mescla em seu repertório clássicos da MPB com novos arranjos e um frescor contemporâneo, junto com suas composições. A banda é formada por Conrado Vieira (piano), Fábio Du Kiddy (violão), Maurício Gerace (baixo) e Jonatan Carvalho Góes (bateria).

No mesmo dia, às 15h, será a vez do Black Barry, se apresentar no local. A banda mostra em seus shows influências nítidas do rock nacional e internacional dos anos 1980, 90 e 2000, somadas à modernidade trazida pelo POP e as preferências de cada um de seus integrantes. Com mais de 650 shows na bagagem, a banda é formado por Robson (vocal), Marcelo (guitarra), Chico (baixo) e Pedro (bateria).

Já no domingo, às 10h, quem sobe ao palco será o Grupo Quitanda, com releituras de composições de consagrados artistas brasileiros. 

Dias: 19, 20 e 21

Horários: Dias 19 e 20, das 9h às 17h; e dia 21, das 9h às 13h

Local: Parque Natural “Chico Mendes” (Avenida 3 de Março, 1.025 – Alto da Boa Vista)

Entrada Gratuita



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.