Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

28/9/2015 - Sorocaba - SP

Visitantes podem conhecer os quatro filhotes de lobo-guará no Zoo




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Desde a manhã desta sexta-feira (dia 25), a população já pode conhecer os quatro filhotes de lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), nascidos em junho deste ano no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. São dois machos e duas fêmeas, totalizando agora oito exemplares no Zoo. A espécie consta da lista oficial dos animais ameaçados de extinção do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e classificada na categoria vulnerável da IUCN (International Union for Conservation of Nature).

“Este é o primeiro ano em que a mãe cuidou dos filhotes desde o nascimento e, para garantir o desenvolvimento deles, houve um cuidado ainda mais intensivo por parte dos tratadores, médicos veterinários e biólogos do Zoo”, explica Cecilia Pessutti, chefe de Seção Biologia e Veterinária da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

Esta é a terceira cria do casal. Em maio de 2014, nasceram dois filhotes machos. “É um casal fértil e hoje podemos dizer que atingiu a maturidade. Percebemos que a mãe está muito mais cuidadosa desta vez com os seus filhotes e pode fazer a criação natural, o que é extremamente importante”, comenta Cecília.

Desde o nascimento, ela permaneceu com os filhotes isolados na área de manejo do recinto do lobo-guará, sem contato com o macho e nem com os visitantes. “Outro cuidado que tivemos foi de já dar a primeira dose de vacina contra doenças, como parvovirose e cinomose, duas doenças historicamente fatais para a espécie”, destaca a chefe de Seção Biologia e Veterinária da Secretaria do Meio Ambiente.

Os filhotes estão se desenvolvendo dentro do que é esperado e pesam em média 5,5 kg. “Eles estão muito bem, brincando entre eles, cada com um temperamento, e a mãe está sempre atenta a todos os passos deles”, afirma Cecilia Pessutti.

Escolha de nome

De acordo com ela, no mês de outubro, quando se comemora 47 anos de fundação do Zoológico de Sorocaba, os visitantes ainda poderão escolher o nome dos filhotes lobo-guará.

Neste ano a Sociedade de Zoológicos do Brasil comemora o “Ano do Lobo-Guará”, campanha que visa adotar diversas estratégias para auxiliar da conservação da espécie. O Zoo de Sorocaba é o berço do projeto de conservação em cativeiro para a espécie que teve início no final dos anos 1980 e hoje contribui ativamente junto ao ICMBio no Plano de Ação Nacional para Conservação do Lobo-guará; além de desenvolver e colaborar com diversos projetos de pesquisa nas áreas de medicina veterinária, comportamento, genética, entre outros.

Sobre a espécie

O lobo-guará habita as áreas abertas e de Cerrado, principalmente nas regiões Centro-oeste, Sudeste e Sul no Brasil, assim como alguns países vizinhos, como Paraguai e Argentina. As principais causas de ameaça de extinção da espécie são, principalmente, atropelamentos, perda de habitat, envenenamento, caça, entre outras. O número estimado de lobos na América Latina é de aproximadamente 23 mil.

Eles têm a pelagem do corpo avermelhada, exceto no pescoço, orelhas e ponta da cauda, que são brancos, e dorso e patas negras. Carnívoros onívoros, ou seja, além de carne também comem vegetais, eles podem medir até um metro de altura. O lobo-guará tem hábito solitário, podendo ser vistos aos pares somente no período reprodutivo.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.