Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

7/10/2015 - Sorocaba - SP

Vice-diretores da rede municipal são capacitados sobre prevenção à dengue




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Um dos objetivos da medida é fortalecer as ações permanentes de vistorias nas unidades escolares, para evitar a formação de possíveis criadouros de larvas do mosquito transmissor da doença

 

A Secretaria da Educação (Sedu), da Prefeitura de Sorocaba, realizou na manhã desta terça-feira (06), no Centro de Referência em Educação, uma formação sobre a prevenção da dengue. O público-alvo da atividade era composto por quarenta vice-diretores da rede municipal de ensino.

O objetivo da atividade, realizada em parceria com a Divisão de Zoonoses, da Secretaria da Saúde (SES), é fortalecer as ações permanentes de vistorias nas unidades escolares. No encontro foram dadas orientações sobre os locais que devem ser inspecionados nos prédios e quais providências precisam ser tomadas para eliminar os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

O gestor de desenvolvimento educacional Luis Gustavo Maganhato disse que a formação também serviu para orientar os vice-diretores sobre o registro das informações levantadas nas escolas em uma planilha de vistoria. Segundo ele, esses dados, além de serem registrados pela Sedu, também são enviados à Defesa Civil para auxiliar no desenvolvimento das ações do órgão. “Nós enviamos uma cópia à Defesa Civil para que eles tenham os dados estatísticos de quais são as problemáticas diagnosticadas (na região das escolas). Assim, eles podem ter uma ação maior e mais específica na região”, disse.

Maganhato destacou ainda o caráter pedagógico da formação. De acordo com ele, o trabalho educativo com os estudantes é a ação mais importante que existe no processo de combate a dengue. “Os professores têm autonomia durante seu planejamento escolar, dentro da proposta pedagógica da escola, de montar essas unidades didáticas e trabalhar com as crianças. Eles constroem cartilhas, promovem teatros”, conta.

Dentro desse viés didático, a Secretaria da Educação criou no início deste ano uma cartilha própria chamada “Turminha Caça Dengue”, que foi distribuída nas unidades de ensino infantil e fundamental 1. “A intenção é que as crianças levem esse material pra casa e outras pessoas da família tenham acesso a essas informações, e saibam da importância da ação dentro da própria casa, não só na escola”, relata.

Formação e ação nas escolas

O biólogo João Ricardo Pereira Ennser, da Divisão de Zoonoses da SES, foi quem deu a formação aos profissionais de educação. Ele disse que a capacitação é importante tanto para a conscientização dos funcionários que trabalham nas unidades escolares, quanto para os alunos. “Isso porque estes últimos têm a possibilidade de replicar o conhecimento em outros locais, principalmente em suas casas.”

A vice-diretora Maria do Carmo Lincoln Paes, 52, destaca que as informações sobre a dengue são constantemente trabalhadas com as crianças. “Na unidade estamos fazendo teatro. Até ‘musiquinha’ a gente faz com os professores. E ainda vigília pela escola, para observar os locais, ver as plantas e os possíveis lugares de criadouro no entorno do prédio”, conta.

Já Patrícia Silveira Alves, 45, vice-diretora da Escola Matheus Maylasky, pontuou que o combate à dengue é um exercício de cidadania, onde a equipe escolar faz as prevenções básicas, descartando materiais inservíveis e depositando sabão em pó nos ralos, além de conscientizar a comunidade.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.