Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

29/11/2016 - Sorocaba - SP

Vacinação antirrábica atinge quase 74% da meta e imunização continua




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

 

A Divisão de Zoonoses, da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), encerrou a Campanha de Vacinação Antirrábica no último sábado (26), computando a imunização de 33.188 animais. Desse total, foram 28.880 cães e 4.308 gatos levados por seus donos aos dez postos instalados na área rural da cidade, entre os dias 21 e 25 de novembro, além de os sábados (19 e 26).

Considerando a baixa procura por parte da população, a imunização dos animais contra a Raiva será realizada no Canil Municipal, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. O endereço é Rua Rosa Maria de Oliveira, nº 345 – Jardim Zulmira.

De acordo com a veterinária e supervisora de Área da Divisão de Zoonoses, Thais Buti, a vacinação de cães e gatos é uma das principais medidas de prevenção à Raiva. Segundo explica, há registro de raiva em cães e gatos em todo o Brasil, principalmente nos municípios da região sudeste, causados por variantes de vírus rábico encontrados em morcegos. Essas variantes pertencem ao ciclo silvestre da doença e podem acometer, acidentalmente, outras espécies de animais domésticos como os cães e gatos e inclusive seres humanos.

Thais alerta que dados do Ministério da Saúde registram três casos de raiva em cães no país, neste ano –  no Maranhão, Amapá e Mato Grosso do Sul, até julho de 2016. Também são dois casos confirmados em gato: um em Roraima e o outro no município paulista de Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba.

No Estado de São Paulo, aliás, a veterinária conta que a doença foi registrada em Campinas em 2014 e 2015 em um gato e um cachorro, respectivamente. Ribeirão Preto também apresentou dois casos positivos em cães em 2014, e dois gatos em 2015. Os dados foram divulgados durante o IX Seminário de Vigilância e Controle da Raiva no Estado de São Paulo, ocorrido na semana passada.

“Esses dados indicam que o risco de transmissão de Raiva existe, e que a vacinação é uma medida simples e gratuita de prevenção. Quem perdeu os dias de campanha deve levar para vacinar seu animal, lá no nosso canil. Só assim, ele estará protegido por mais um ano e, consequentemente, toda a família ficará livre dessa doença fatal”, alertou Thais Buti.

Em caso de mordidas por cães e gatos, ou contato com morcego, o cidadão deve procurar um serviço de saúde para receber o atendimento correto, por meio do esquema profilático contra a Raiva. “É essencial para o não desenvolvimento da doença, caso esses animais estejam contaminados”, reforçou.

Quanto aos morcegos, caso haja queda de algum animal na residência, ou contato dos cães e gatos com morcegos, a orientação da veterinária é para que se procure de imediato a Divisão de Zoonoses. O morcego não deve ser tocado de modo algum. O ideal, disse Thais, é cobri-lo com caixa ou balde e aguardar o recolhimento pela Zoonoses.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.