Quarta-Feira, 17 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

29/5/2017 - Sorocaba - SP

Tropeada e Feira do Rolo encerram as atividades da Semana do Tropeiro




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

2017-05-28-desfile-tropeiro-ft-emerson-ferraz-047_1

A tradicional tropeada encerrou neste domingo (28), oficialmente, a Semana do Tropeiro de Sorocaba. Os muladeiros que saíram de Itararé no dia 19 de maio chegaram ontem (27) na cidade e desfilaram na manhã de hoje, saindo do Centro Hípico Pagliato em direção ao Largo do Divino, onde receberam a benção.

A tropeada reuniu muladeiros de Sorocaba e região que refizeram o caminho das tropas. Como explicou um dos organizadores do evento, Adilson Castanho, a ideia com o evento é manter a memória e tradição dos antepassados, mas também apresentar, às novas gerações, um pouco da história de Sorocaba “É importante relembrar a nossa história e a importância dos tropeiros em Sorocaba e região”, falou.

Durante a viagem, contou Castanho, os muladeiros revivem a tradição tropeira com rodas de viola e alimentação típica.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Werinton Kermes, este ano, especialmente, há mais motivos para comemorar, lembrando que a Semana do Tropeiro foi oficialmente reconhecida pelo Governo do Estado de São Paulo. “Este reconhecimento, além do valor cultural, possibilita que recorramos a verbas federais nas próximas edições”, comemorou Kermes, lembrando que isso pode fazer com que o evento seja ampliado e atinja mais público.

Moradora de Sorocaba há 13 anos, a professora Lúcia Loures Perez acompanhou a tropeada e participou da benção à tropa. Mas ela não participou sozinha, trouxe a família, que mora na Capital, para prestigiar o evento. Como contou, foi através das atividades da Semana do Tropeiro de 2004 que passou a se interessar mais pela história de Sorocaba e, consequentemente, da cultura tropeira. Para ela, o evento é fundamental para manter e disseminar esse legado tropeiro.

Até dia 31

As atividades da Semana do Tropeiro se estendem até o dia 31 (quarta-feira). Até a data, é possível visitar a exposição O tropeiro, na Biblioteca Infantil “Renato Sêneca de Sá Fleury” (rua da Penha, 673, Centro). A exposição reúne figuras, miniaturas, ilustrações e objetos sobre a vida do tropeiro, além das curiosidades sobre o dia a dia das viagens, animais e transportes. O horário de visita é das 8h às 17h e a entrada é gratuita.

Ainda na Biblioteca Infantil acontece, no dia 31, a oficina de Culinária Tropeira para Crianças, onde será apresentado um prato tradicional ligado ao tropeirismo e de fácil confecção. Durante o preparo, as crianças ouvirão histórias e curiosidades sobre o tropeiro. A oficina será ministrada, das 14h às 16h, pela culinarista e arte-educadora Paula Cristina Minatogawa. Ainda há vagas e a atividade é destinada a crianças de 7 a 12 anos.

Também no dia 31 o pesquisador José Rubens Incao conduzirá o passeio cultural “No Caminho das Tropas”, que percorrerá alguns trechos urbanos utilizados pelos tropeiros. O encontro será na Praça 9 de Julho, que serviu de local de partida e chegada das tropas vindas do Sul. O trajeto seguirá pelas ruas Moreira César, Penha, Professor Toledo, Cesário Motta e finalizará na Praça Frei Baraúna, local utilizado no século 19 para as famosas Cavalhadas de Sorocaba, ou seja, a dramatização entre dois grupos de cavaleiros representando a luta entre mouros e cristãos.

O passeio acontece das 19h30 às 21h e é aberto aos interessados maiores de 12 anos. As inscrições para as oficinas acontecem na Biblioteca Infantil localizada na rua da Penha, 673, Centro. Informações pelo telefone (15) 3231-5723.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.