Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

28/5/2015 - Sorocaba - SP

Tropeada chega sábado para participar do desfile da 48º Semana do Tropeiro




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Depois de percorrer 444 quilômetros de estradas, em onze dias de aventura, os homens e animais que compõem da 10ª Tropeada Itararé-Sorocaba chegam à Cidade neste sábado, dia 30. Desta edição participam outros dez municípios: Bom Sucesso de Itararé, Itapeva, Taquarivaí, Capão Bonito, São Miguel Arcanjo, Sarapuí, Pilar do Sul, Piedade, Salto de Pirapora e Votorantim, que constituíram a Rota Sul do Caminho das Tropas, aberta a partir do final do século XVIII.

O grupo faz um pouso em Votorantim, na noite anterior, onde será recepcionado no Rancho do Cordeiro, no bairro Chácaras Reunidas São Jorge, por volta das 10h. De lá saem no sábado, às 14h, em direção a Sorocaba, para encerrar a 48ª Semana do Tropeiro desfilando pelas ruas de Sorocaba. A comitiva adentra Sorocaba pela avenida Luiz Mendes de Almeida  e  percorre diversas vias até chegar ao seu destino, no Recinto de Exposições Pedro Marcelo Santos, no Jardim Iporanga.

Como em todos os anos, a tropa passa pelo Largo do Divino e recebe a primeira benção em solo sorocabano. Em marcha, o grupo acessa a avenida Armando Pannunzio e segue pela General Carneiro em direção à avenida Moreira César, entrando na área central pela rua Cesário Mota. A tropeada repetirá o trecho que era percorrido pelos tropeiros de séculos passados descendo pelas as ruas São Bento e XV de Novembro até a avenida São Paulo, onde acessa a rua Epitácio Pessoa para chegar na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes. Após, segue pela avenida 3 de Março, Estrada dos Ferraz e na rua Professora Célia C. Marques Mendes, e apeia no Recinto de Exposições Pedro Marcelo Santos.

A tropa será recepcionada pelo prefeito Antonio Carlos Pannunzio e por uma roda de viola e danças típicas que prometem alegrar a noite dos muladeiros. 

Desfile tropeiro

Na manhã do domingo (31) a comitiva se reúne em frente ao Parque Natural “Chico Mendes”, no Alto da Boa Vista, de onde sairão, às 9h, para repetir uma tradição de 48 anos que é o Desfile Tropeiro de Sorocaba.

Centenas de cavaleiros e charreteiros devem se juntar ao grupo que percorrerá a Rota Tropeira local, saindo da avenida 3 de Março. O Desfile passa pela avenida Carlos Reinaldo Mendes, Rua Mário Thame, avenida Dom Aguirre e Souza Pereira. No centro da cidade passa pelas ruas 7 de Setembro, Professor Toledo, Cesário Mota e São Bento, voltando pela XV de Novembro até a avenida São Paulo.

Outro ato marca o desfile. Em frente à Santa Casa, na Praça do Tropeiro, os homens são novamente abençoados durante a passagem pelo Monumento ao Tropeiro na volta ao Parque “Chico Mendes”. O trajeto deverá durar três horas e encerrará as celebrações da Semana do Tropeiro na cidade.

Cidade sede

Neste ano, o lançamento da Tropeada aconteceu em Sorocaba pela primeira vez. Pela preservação da memória e da cultura tropeiras e enquanto membro da Associação Intermunicipal Caminho Paulista das Tropas, que envolve os demais municípios participantes da atividade, a cidade foi escolhida como sede da entidade. 

No rol das ações a que se propõe a associação - em conjunto com as prefeituras, por meio de suas secretarias de turismo e cultura, além de Centros de Tradições Tropeiras, Centros de Tradições Gaúchas e Muladeiros - está o fomento do turismo regional. A proposta, segundo a secretária da Cultura de Sorocaba, Jaqueline Gomes da Silva, é de manter e valorizar a tradição histórica do Caminho das Tropas associando-a às potencialidades turísticas regionais, por meio da produção cultural de cada comunidade, seja na gastronomia, no artesanato, na música e nas artes.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.