Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

5/5/2015 - Sorocaba - SP

Sorocabanos poderão participar de encontro para troca de sementes




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Neste final de semana (dias 9 e 10) acontece o 2º Encontro Sorocabano de Trocas de Sementes, Sabores e Saberes. No sábado, o evento ocorre das 9h às 13h no Parque Natural “Chico Mendes”. Já no domingo, as atividades acontecem também das 9h às 13h no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”. Para participar basta ter interesse por plantas e levar mudas, sementes e alimentos para troca ou doação no dia do encontro. 

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Núcleo de Agroecologia Apetê-Caapuã e a Pontifícia Universidade Católica (PUC), o objetivo do evento é proporcionar a pessoas interessadas por plantas uma oportunidade para a troca de experiências, de mudas e sementes de plantas de espécies variadas, conforme o interesse de cada um, de hortaliças a plantas ornamentais, bem como promover a educação ambiental e a prática do cultivo de plantas. 

O encontro faz parte de uma rede de eventos do mesmo caráter realizado em diversas cidades e será um preparatório para o evento estadual - o 2º Encontro da Rede de Sementes Livres - que ocorrerá de 14 a 16 de maio em Pardinho (SP).

É importante que os participantes identifiquem as mudas e sementes com o nome comum, e, se possível, com o nome científico. Além disso, devem informar região e/ou local de origem da muda, tipo de clima, hábitos, condições de luminosidade, tipo de solo, regas, período de floração ou frutificação, se aplicável.

Nas sementes, é importante que seja identificado o tipo, detalhes de dormência, quebra de dormência, prazo de viabilidade, data e local de coleta. Não será permitida a comercialização de mudas, sementes ou produtos e serviços no local.

Mais informações através do e-mail jardimeducador@gmail.com ou pelo telefone (15) 3227.9996.

Programação no Chico Mendes

Quem for ao Parque Natural “Chico Mendes” na manhã de sábado poderá adquirir, entre 8h e 12h, os diversos produtos, entre frutas, verduras e legumes, da Feira Orgânica e de Transição Agroecológica de Sorocaba.

A população também poderá participar, das 10h às 12h, de uma oficina gratuita de Hortas Urbanas. A atividade vai ensinar que as pessoas podem cultivar ervas e até verduras sem agrotóxico na própria casa, com um custo baixo, tendo contato com técnicas de plantio, adubação e cuidado com as plantas. Para isso serão utilizadas garrafas pet. Além de contribuir com o meio ambiente, a prática ainda ajuda na saúde da família, incentivando o consumo de produtos de sua própria plantação.

Ao meio-dia terá a Troca de Sabores, onde as pessoas poderão levar alimentos feitos em casa, como por exemplo um bolo feito com produto orgânico. Além de experimentar os produtos, os participantes poderão trocar as receitas. Para encerrar, das 13h às 14h, terá um bate-papo sobre “Sementes: a segurança alimentar em nossas mãos”.

O “Chico Mendes” está localizado na Avenida 3 de Março, 1.025, no Alto da Boa Vista.

Programação no Jardim Botânico

No Jardim Botânico, a Troca de Sabores será realizada logo às 9h. Em seguida, das 10h às 11h, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente promoverá uma oficina de Produção de Mudas. Durante o curso, os participantes conhecerão o funcionamento de um viveiro de mudas, etapas e métodos para reprodução das plantas, desde a coleta e beneficiamento das sementes, semeadura, transplante, estaquia, até a prática do plantio em campo.

Outra atividade oferecida no local será o bate-papo “Ornamentando e Cultivando a Biodiversidade”, a partir das 11h. Outra atração será a exposição “Sementes de Sorocaba” que tem início nesta sexta-feira (8) no Palacete de Cristal.

O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.