Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

15/1/2016 - Sorocaba - SP

Sorocaba tem avaliação B no Índice de Gestão e nota pode melhorar




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

2009-06-01-cicloponte-e-ciclovia-ft-paulo-ochandio-206-97

TCE avalia que a cidade está com gestão efetiva

Sorocaba está com avaliação B (gestão efetiva) no Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM), do Tribunal de Contas de Estado de São Paulo (TCE). Este índice tem como objetivo avaliar a efetividade das políticas e atividades públicas desenvolvidas pelas prefeituras municipais.

Quando foi divulgado em outubro do ano passado, a administração municipal se surpreendeu com a avaliação C, o que colocava a cidade com baixo nível de adequação. Em razão disso, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio solicitou ao TCE a revisão dos cálculos do IEGM.

Para o prefeito Pannunzio, foi muito importante essa reavaliação por parte do TCE. “O esforço dessa administração é aprimorar os serviços públicos. Adotando a transparência o máximo possível. Tanto que fomos premiados entre os municípios com o melhor índice de transparência do Brasil”, diz o prefeito.

O IEGM analisa os seguintes pontos das administrações municipais: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação. “A letra C no índice geral não condizia com o trabalhos que realizamos”, explica Pannunzio.

Após o recálculo, a área da Educação passou de B para A. “Isso nos coloca entre as melhores cidades do Estado”, afirma o prefeito. Na área da Saúde, após a reavaliação do TCE, o índice passou de B para B+. “Essa é uma outra prioridade do nosso governo. Nós passamos para muito efetivo após a reavaliação. Isso nos estimula a continuar com as nossas políticas, mostrando que estamos no caminho certo”, fala Pannunzio.

Segundo o secretário de Governo e Segurança Comunitária, João Leandro da Costa Filho, ainda há possibilidade de o índice melhorar, pois as contas anuais da Prefeitura, relativas a 2014, estão em análise. “Após o TCE analisar as contas do município de 2014, a nota final será computada e isso poderá trazer um novo quadro ao IEGM de Sorocaba”, informa.

Os outros pontos ficaram com a mesma avaliação divulgada em outubro do ano passado. Com a nova avaliação, Sorocaba ficou igual à média do Estado de São Paulo que é B.

Em comparação com outras cidades, Sorocaba está com índice melhor do que Campinas e Santo André, que receberam avaliação C+, e se equiparou a Osasco e Ribeirão Preto, ambas também com nota B.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.