Sábado, 20 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

16/5/2013 - Sorocaba - SP

Sorocaba se prepara para a Conferência Nacional de Educação (Conae)




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A Secretaria Municipal de Educação (Sedu) deu início às reuniões e articulações junto aos segmentos da educação básica, superior e tecnológica com o objetivo de efetivar a participação de Sorocaba na etapa intermunicipal do 2º Conae 2014 – Conferência Nacional de Educação, que acontece em Itu no mês de junho, e que agregará os 79 municípios, componentes da região administrativa de Sorocaba.

Nesta fase, serão definidos 140 pessoas, chamadas de delegados, que irão participar da etapa estadual que acontecerá em São Paulo. Na capital, serão definidos os delegados que representarão o estado de São Paulo na etapa nacional, que ocorre em Brasília em 2014.

A primeira Conae foi em 2010 e teve a participação de 450 mil delegados nas etapas municipal, intermunicipal, estadual e nacional e apresentou diretrizes, metas e ações, na perspectiva da democratização, universalização, qualidade, inclusão, igualdade e diversidade na educação, culminando com a elaboração de um documento referência, base para as discussões para a Conae 2014 e base para o novo Plano Nacional de Educação.

"Na Conae, todos os segmentos da sociedade, envolvidos direta ou indiretamente com educação, serão ouvidos e ideias e conceitos serão articulados para termos um avanço democrático da educação, meta essa que vem ao encontro do daquelas do governo Pannunzio. Precisamos escolher os melhores caminhos para alcançarmos esse objetivo", explicou a secretária da Educação, professora Dulcina Guimarães Rolim.

Nesta quinta-feira (16), dentro da etapa municipal, a secretária reúne-se com os Institutos de Ensino Superior, de Educação Tecnológica e Profissional iniciando as discussões sobre a participação de Sorocaba no Conae, preparando e organizando os envolvidos e elaborando o cronograma para a eleição dos delegados. Eles estarão na etapa intermunicipal quando debaterão os sete eixos que norteiam o Documento Referência da Conae que são:

 1 - O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação, Organização e Regulação.

2 - Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos.

3 - Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente.

4 - Qualidade da educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem.

5 - Gestão democrática, participação popular e controle social.

6 - Valorização dos profissionais da educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.

7 - Financiamento da educação, gestão, transparência e controle social dos recursos.

No dia 21 deste mês, uma audiência pública na Câmara dos Vereadores também debaterá os sete eixos, que norteiam o Documento Referência da Conae.

"O Documento Referência é o que vai subsidiar as discussões desses delegados. Uma vez eleitos, eles irão para etapa intermunicipal e escolherão os eixos de maior interesse para discussão, podendo propor supressão de parágrafos, acréscimo de novas questões etc", explicou o assessor técnico da Sedu, Everton de Paula Silveira, que acrescenta ser a Conae um movimento propositivo.

Dulcina falou, ainda, da importância da Conae para subsidiar o Plano Municipal de Educação. "Sempre digo que não existem caminhos prontos ou ideias importadas. Faremos projetos e programas que levem em conta a realidade da nossa região e município e iremos planejar práticas educativas e programas educacionais que se apliquem à Sorocaba", finalizou Dulcina. 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.