Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

30/1/2017 - Sorocaba - SP

Sorocaba inicia projeto de Eficiência Energética na Mobilidade Urbana




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

dsc0145

Ação faz parte de uma cooperação Brasil-Alemanha

O prefeito José Crespo recebeu nesta sexta-feira (dia 27), em seu gabinete, a visita de representantes da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP). O objetivo foi apresentar oficialmente ao chefe do Poder Executivo o projeto-piloto Eficiência Energética na Mobilidade Urbana (EEMU), da qual Sorocaba faz parte e, assim, dar início aos trabalhos na cidade.

O projeto é uma cooperação Brasil-Alemanha, com recurso do governo alemão, que está sendo implantado no país, através de um acordo com o Ministério das Cidades e a GIZ. Sorocaba e Uberlândia foram os dois municípios brasileiros selecionados para a iniciativa. O objetivo do projeto é aprimorar as condições que promovem a eficiência energética na mobilidade urbana do Brasil, através do aperfeiçoamento da gestão, do planejamento e das políticas urbanas.

“Estamos dando um passo importante para melhorar o nosso potencial de ação nas áreas de transporte público, calçadas e no uso de meios de transporte não-motorizados, que foram nossas bandeiras na campanha eleitoral”, disse o prefeito José Crespo.

Após a visita ao prefeito, que contou com a presença do diretor presidente da Urbes, Wilson Unterkircher Filho, e do secretário Luiz Alberto Fioravante (de Planejamento e Projetos), o grupo se dirigiu à sede da Urbes – Trânsito e Transportes para apresentar aos técnicos da empresa pública as linhas de atuação que foram estudadas e planejadas para serem trabalhadas em Sorocaba, a partir de um diagnóstico realizado da cidade através do levantamento de dados do município feito ainda em 2016.

Como será feito

Para o desenvolvimento do projeto, Sorocaba contará a partir deste mês de fevereiro com consultores internacionais para que, na etapa final, em meados de 2018, possa ter uma estratégia de implantação de uma ação na cidade. Entre alguns temas que devem ser trabalhados na cidade estão: gerenciamento do estacionamento, melhorias e incentivo ao uso do transporte público, melhorias em calçadas, incentivo ao uso de transporte não-motorizado, entre outros.

Fernando Araldi, da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, explica que este projeto não consiste em obras, pois não se trata de infraestrutura, mas sim de melhoria de gestão da mobilidade urbana. “O Ministério espera receber em contrapartida este conhecimento, ver como as cidades trabalham e como desenvolvem as ações aqui e replicar para outros municípios do Brasil”, destaca.

De acordo com Araldi, Sorocaba foi escolhida por ter alguns aspectos importantes para o projeto, como um Plano Municipal de Mobilidade Urbana implantado e consolidado e uma estrutura mínima de técnicos, tanto na Prefeitura de Sorocaba quanto na Urbes, além de requisitos como ser uma cidade de médio porte, ter ações de mobilidade urbana, como o olhar para a bicicleta e para o pedestre, além de um sistema de transporte urbano consolidado.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.