Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

12/12/2016 - Sorocaba - SP

Sorocaba fica em 7º lugar no Ranking Município VerdeAzul




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

2013-08-29-arvore-grandeclone-da-paineira-ft-zaqueu-proenca-019-20

Divulgado nesta quinta-feira (8), pela Secretaria do Meio Ambiente, o Ranking Ambiental do Programa do Município VerdeAzul (PMVA) garante o selo a Sorocaba, pela oitava vez consecutiva, por sua 7ª colocação com 95,25 pontos. Em 2015, 111 municípios tinham sido certificados e Sorocaba encontrava-se na 9ª posição. Em 2016, apenas 77 irão receber certificação.

“Sorocaba é a única cidade que, entre os municípios com mais de 500 mil habitantes, se mantém entre as 10 primeiras colocações. Anualmente o PMVA muda os critérios, deixando-os mais difíceis; o que é um desafio. Mas, nossa agenda ambiental está consolidada”, comenta a técnica ambiental Secretaria do Meio Ambiente, Sara Amorim, que também é a interlocutora de Sorocaba junto ao PMVA.

A cidade de Novo Horizonte manteve-se em 1º lugar no ranking, seguida por Botucatu, Jundiaí, Catanduva e Votuporanga – em 4ª colocação, Bragança Paulista e Cerquilho. A participação do município no PMVA é critério de avaliação para liberação dos recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (Fecop). As diretivas avaliadas abrangem os temas Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Conselho Ambiental, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão de Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Arborização Urbana.

Para esta última diretiva, em Sorocaba, a estratégia foi a mudança no enfoque do projeto Arboriza Sorocaba. Existente desde 2009, neste ano a principal proposta foi a atuação do munícipe no projeto. “Cobertura vegetal não é uma demanda solucionada de um ano para o outro, mas nós voltamos a subir tanto em colocação quanto em pontuação. Sempre estamos entre 95 e 100 pontos, então nossa recuperação está boa e pretendemos seguir assim para os próximos anos”, encerra Sara.

O Programa

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) tem o propósito de medir, estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.

A participação dos municípios é voluntária e ocorre por meio de um termo de adesão. Para a realização do seu objetivo, o PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o ranking ambiental dos municípios paulistas.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.