Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

1/4/2013 - Sorocaba - SP

Sorocaba é a primeira do interior a cadastrar artesãos on line




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A partir da próxima segunda-feira (1º de abril), os artesãos de Sorocaba e cidades vizinhas já podem efetuar o cadastramento para obter a carteira de profissional, on line. Para obter a identificação de profissional do artesanato, assegurar o acesso aos inúmeros serviços prestados pela entidade promotora do artesanato paulista, o artesão deve comprovar o seu ofício junto.

Até agora, para obter esse documento, os artesãos tinham de apresentar pessoalmente na Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco), autarquia vinculada à Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado (Sert), em São Paulo. Com o processo de desburocratização e informatização desses procedimentos, foi implantado o cadastro on line e Sorocaba é o primeiro município do interior a oferecer esse benefício.

Conforme destaca Jorge Afeich, funcionário da Secretaria municipal das Relações do Trabalho (Sert) e agente credenciado pela Sutaco em Sorocaba, o cadastramento é feito na hora, desde que apresentada a documentação necessária. "Agora o artesão não precisa mais se deslocar até São Paulo para efetuar o cadastro. Fazemos gratuitamente esse atendimento aqui mesmo", explica Afeich.

São inúmeras as vantagens para o artesão portador da carteira de profissional. A principal delas é poder acessar os inúmeros serviços prestados pela Sutaco, como a emissão de Nota Fiscal. Para se cadastrar, o artesão que reside em Sorocaba ou em cidades da região que não possuam convênio com a Sutaco deve agendar um horário com o agente de Cooperação.

Para o cadastro é preciso apresentar cópia do RG, CPF, comprovante de residência e uma fotografia 2x2 ou 3x4 colorida e recente. Para a emissão da carteira será feito o teste de confecção e avaliação do artesanato. Para isso, o artesão deverá apresentar no mínimo três trabalhos de cada técnica que queira cadastrar e o material necessário para confeccionar uma peça de cada técnica para esse teste.

O agente da Sutaco em Sorocaba alerta que, caso não seja possível executar a técnica no local da entrevista, o artesão deve levar peças em três fases diferentes do processo de produção, ou seja, uma no início, uma na fase intermediária e uma na fase final. "Ainda assim, o artesão deverá completar uma das fases na presença do agente", afirma.

Entre 2010 e 2013, mais de 200 artesãos de Sorocaba e de 20 municípios da região realizaram o teste e obtiveram a Carteira de Identidade do Artesão. Embora seja feito na hora, via internet, o cadastramento só pode ser efetuado pelo agente credenciado, na Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten), localizada na avenida General Osório, 1.840 – Vila Barão. Para mais informações (15) 3316-1633 ouwww.sutaco.com.br



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.