Sábado, 20 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

19/11/2014 - Sorocaba - SP

Sorocaba adere oficialmente ao Programa A3P




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) da última segunda-feira (17) o termo de adesão da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) do Governo Federal.

Iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), o objetivo do A3P é promover a internalização dos princípios de sustentabilidade socioambiental nos órgãos e entidades públicos.

“Já estamos desenvolvemos ações neste sentido mesmo antes de aderir oficialmente ao programa. Precisamos conscientizar a todos os nossos servidores da importância de promovermos uma cultura de não desperdício, utilizando coerentemente os nossos recursos naturais e os bens públicos”, destacou o secretário do Meio Ambiente, Clebson Ribeiro. 

“Com isso, vamos poder dar também o exemplo aos demais segmentos da sociedade, desde as empresas instaladas na cidade até o munícipe em sua casa. Os recursos naturais são escassos e cada vez mais o planeta está nos mostrando isso”, alertou.

Uma das ações já implementadas na Prefeitura de Sorocaba é o Programa “Carona Solidária”, lançado em setembro deste ano, durante a programação comemorativa do Dia da Árvore. 

A ideia do programa é de incentivar os funcionários da Prefeitura de Sorocaba, da Urbes – Trânsito e Transportes e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) para que ofereçam e/ou recebam carona no trajeto de casa para o serviço e do serviço para casa. Além de economizar, a medida visa contribuir para a redução do congestionamento, diminuir a poluição do ar e a emissão de gases do efeito estufa.

Os funcionários interessados em “ceder” e/ou “pegar” carona devem se cadastrar no site www.meioambiente.sorocaba.sp.gov.br. No formulário, a pessoa deverá informar: nome, telefone, e-mail, bairro de saída, bairro de chegada, as principais avenidas de seu trajeto, horários e os dias da semana nos quais tem interesse em participar.

Outra iniciativa que faz parte do A3P é a distribuição de canecas de acrílico aos servidores municipais para que eles evitem utilizar os tradicionais copos plásticos. “A mudança de hábito requer o esforço das pessoas, é um trabalho de formiguinha, mas além de diminuir o número de resíduos para descarte, a medida também economiza o dinheiro público”, comentou Carolina Barisson, gestora de desenvolvimento ambiental da Secretaria do Meio Ambiente.

De acordo com a Sema, com a adesão oficial ao programa, agora a Prefeitura de Sorocaba enviará relatórios de monitoramento ao MMA. Este relatório de monitoramento é um dos mecanismos que a A3P possui para analisar o desempenho dos órgãos públicos, onde é possível diagnosticar quais são as dificuldades e as boas práticas em um determinado assunto, como por exemplo resíduos sólidos ou contratações sustentáveis.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.