Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

25/7/2014 - Sorocaba - SP

Sorocaba 360 anos: Prefeitura lança agenda de comemoração com centenas de atividades




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Sem ter o receio de parecer clichê, no momento em que Sorocaba se prepara para comemorar seus 360 anos, quem vai ganhar presentes é cada cidadão que aqui nasceu, cresceu e vive ou aquele que, um dia, escolheu a cidade para chamar de sua.
 
A partir do dia 1 de agosto, e até o final do mês, centenas de atrações e atividades oferecerão ao cidadão a oportunidade de celebrar todas as vitórias e conquistas que o município tem obtido ao longo de sua história. A programação completa está disponível no site Sorocaba 360 Anos
 
Mais uma vez, três aspectos da administração do prefeito Antonio Carlos Pannunzio estão sendo levadas a cabo no que diz respeito à importância da gestão participativa. Primeiro, é o envolvimento de diversos setores da sociedade civil, de empresas e entidades, na elaboração de um leque de ações voltadas à celebração do aniversário e para todo tipo de público, fazendo com que a iniciativa privada seja coparticipante e coadjuvante no cotidiano social.
 
Segundo, é permitir – de forma tranquila, segura, com qualidade e respeito à pluralidade -  o acesso aos mais variados tipos de atividades sócio culturais. E, não menos importante, é a participação expressiva de artistas e produtores culturais locais em todas as apresentações.
 
“É a ocupação dos espaços públicos. O fortalecimento de um direito do cidadão de bem, que trabalha, que produz e contribui com a sociedade e que merece desfrutar de lazer, de cultura ao mesmo tempo em que colaborar no desenvolvimento novos comportamentos em relação aquilo que é seu; que é a sua cidade”, diz a secretária da Cultura, Jaqueline Gomes.
 
5 palcos
 
Neste sentido, democratizando e ampliando os espaços de convivência, Sorocaba terá a montagem de cinco palcos para a realização de shows de toda natureza. No Parque Vitória Régia; na Vila Formosa, no Jardim Ipiranga, na área do antigo Matadouro e no Paço Municipal a população terá, de graça, espetáculos de música, de dança e outras performances. Nomes como Jota Quest, Negra Li, Alma Gaudéria, Rogério Koury, Mariamadame, Hugo Rafael, Batucada Groove, Márcia Mah e Banda Hai Kai ocuparão essas áreas para levar diversão e alegria ao público.
 
No rol de atividades, a Secretaria da Cultura (Secult) retoma com nova roupagem e outra dinâmica, projetos como o “Viva o Centro”, que acontece na Praça Frei Baraúna. Outras localidades passam a integrar o “Viva o Bairro” que levará, todos os meses, atrações culturais às populações de vários pontos da cidade. 
 
De A a Z
 
A agenda de eventos, que também conta com a participação de todas as secretarias municipais, da Urbes - Trânsito e Transportes, do Saae, Parque Tecnológico e do Fundo Social de Solidariedade (FSS), ainda ocupará espaços como o Teatro Municipal “Teotônio Vilela”, a Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, o Jardim Botânico “Irmãos Villas Bôas” e a Biblioteca Infantil “Renato Sêneca de Sá Fleury”, além de parques e museus com exposições de artes plásticas, mostras fotográficas, performances de toda natureza e abertura de acervos iconográficos e musicais. 
 
As tradições estarão presentes na celebração por meio de festas gastronômicas e culturais, com participação de grupos gaúchos, tropeiros, nipônicos, espanhóis, italianas, árabes e nordestinos.
 
Constituída, ainda, por um calendário cívico que começa com uma solenidade no Pelourinho do bairro do Itavuvu – marco do nascimento do município, a comemoração dos 360 anos de Sorocaba terá desfiles de carros antigos, passeios ciclísticos, campeonatos, campanhas educacionais, oficinas, inaugurações e o desfile pela área central com a participação da comunidade escolar.
 
“Queremos que o sorocabano esteja orgulhoso daquilo que somos e nos tornamos; um povo trabalhador, solidário e que busca sempre o melhor para a coletividade”, disse Pannunzio. Para o prefeito, é preciso que o cidadão, nascido ou que adotou a cidade e foi por ela adotado, se veja na construção de uma sociedade mais humana, mais fraterna e mais igualitária, “tendo a certeza de que seu papel é de total relevância e cuja atuação é imprescindível em quaisquer situações do cotidiano”. 
Este será um aniversário que vai muito além do parabéns a você. Será uma festa total valorização a quem constrói uma história de sucesso, todos os dias”, completou


Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.