Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

31/7/2014 - Sorocaba - SP

Solenidade no Pelourinho marca abertura das comemorações




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba 
 
Uma cerimônia que já virou marca das festividades oficiais do aniversário de Sorocaba, abre, nesta sexta-feira (1 de agosto), as 8h, as comemorações dos 360 anos de fundação da cidade. É o Ato Cívico do Pelourinho, com a presença de autoridades, o hasteamento das bandeiras e apresentação de alunos de escolas públicas locais.
 
Esta é a primeira solenidade de um calendário de 31 dias, com centenas de atividades sócio educativas, de lazer, cultura e entretenimento. Atrações que oferecerão à população a oportunidade de celebrar a data (15 de agosto) numa festa que atenderá à todas as regiões da cidade, levando diversão e emoção à pessoas de todas as idades e gostos. Serão apresentações de teatro, dança, shows musicais, festas de tradições, coral, cinema, exposições de arte, mostra fotográfica e oficinas performáticas. 
 
Por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e em parceria, as secretarias municipais, Fundo Social de Solidariedade, Urbes – Trânsito e Transportes e Parque Tecnológico, a Prefeitura de Sorocaba preparou um leque de atividades que ocuparão espaços públicos em diversos pontos. “Queremos estimular e fortalecer essa relação do cidadão com os espaços públicos, ao mesmo tempo que traduzimos para o cotidiano essa fazer social”, disse a secretária da Cultura, Jaqueline Gomes da Silva.
 
 
“Vivas”
 
Visando articular agentes e projetos culturais, sugerir maneiras de aproveitar a cidade e propor novos usos para os espaços públicos, os projetos “Viva” – “Viva a Praça”, “Viva o Centro” e “Viva o Bairro”, partem da ideia de uma política cultural firmada na hipótese da centralidade da cultura para as políticas públicas, tendo como fundamento a busca de soluções culturais inovadoras para a vida em comum na cidade. Neste contexto, a cidade e os espaços locais, são vistos como ambientes privilegiados da elaboração cultural em constante evolução, constituídos em âmbitos de diversidade criativa. 
 
Por isso mesmo, a Secult lança no próximo sábado (2) o “Viva o Bairro”; uma ação plural que envolve artes cênicas, música, oficinas e espaços infantis às comunidades de três bairros, simultaneamente. Os três primeiros serão o Parque São Bento, bairro Ana Paula Eleutério e Parque Vitória Régia. “Durante toda a tarde, das 14h às 18h, em três pontos distintos, a população terá acesso à variadas formas de cultura, interativa e de graça”, explicou a secretária da Cultura, lembrando que o projeto circulará todo o município. 
 
Com as comemorações dos 360 anos de Sorocaba, também, volta à agenda da Secult o “Viva o Centro”, que acontece na Praça Frei Baraúna, nos moldes da cultura inclusiva e multifacetada.  O projeto que por seis meses ocupou aquele espaço e atendeu a milhares de pessoas volta no domingo (3), das 14h ás 18h, com espetáculos, performances e espaços de descanso e relaxamento. 
 
Ainda aos finais de semana, a Secult mantém o “Viva a Praça”, no Parque Campolim e no Parque das Águas com muita música e atividades de lazer. Para Jaqueline Gomes, “a cidade deve ser concebida como um lugar privilegiado e as políticas públicas devem fomentar a diversidade e a pluralidade, possibilitando a convivência das mais diversas formas de expressão.  “Neste sentido, a participação na vida cultural passa a ser uma esfera pública fundamental, relacionando o âmbito local e o global, a memória e a inovação, num debate criativo, dinâmico e constante”, afirmou.
 
5 palcos
 
Neste sentido, democratizando e ampliando os espaços de convivência, Sorocaba terá a montagem de cinco palcos para a realização de shows de toda natureza. No Parque Vitória Régia; na Vila Formosa, no Jardim Ipiranga, na área do antigo Matadouro e no Paço Municipal a população terá, de graça, espetáculos de música, de dança e outras performances. Nomes como Jota Quest, Negra Li, Alma Gaudéria, Rogério Koury, Mariamadame, Hugo Rafael, Batucada Groove, Márcia Mah e Banda Hai Kai ocuparão essas áreas para levar diversão e alegria ao público.
 
A agenda de eventos ainda ocupará espaços como o Teatro Municipal “Teotônio Vilela”, a Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, o Jardim Botânico “Irmãos Villas Bôas” e a Biblioteca Infantil “Renato Sêneca de Sá Fleury”, além de parques e museus com exposições de artes plásticas, mostras fotográficas, performances de toda natureza e abertura de acervos iconográficos e musicais. 
 
As tradições estarão presentes na celebração por meio de festas gastronômicas e culturais, com participação de grupos gaúchos, tropeiros, nipônicos, espanhóis, italianas, árabes e nordestinos.
 
Saiba mais sobre o aniversário de Sorocaba e a agenda de eventos consultando o site Sorocaba 360 Anos


Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.