Sábado, 20 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

1/10/2015 - Sorocaba - SP

Servidores públicos fazem plantio de 90 árvores nativas no Paço




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

2015-09-30-pacoplantio-e-doaco-de-mudas-ft-zaqueu-proenca-045

Na manhã desta quarta-feira (dia 30), cerca de 60 servidores públicos municipais participaram do plantio de 90 árvores nativas no gramado do Paço Municipal, próximo ao Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV). A ação contou com a participação da presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Maria Inês Pannunzio, e do secretário do Meio Ambiente (Sema), Clebson Ribeiro, que plantaram uma mirindiba-rosa e um ipê-amarelo.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, e organizado pela Comissão Intersetorial de Educação Ambiental (CIisea), a ação ambiental fez parte da programação especial em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro) e teve como objetivo construir um caminho arborizado entre o Paço Municipal e o Refeitório.

De acordo com Rodrigo Miranda, chefe de seção de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, foram plantadas mudas de ipê-branco, ipê-amarelo, quaresmeira, aroeira-salsa, aroeira-pimenteira, fedegoso, entre outras espécies nativas. A previsão é que em cerca de três anos estas árvores devão produzir sombra.

O plantio também ocorreu vinculado às ações socioambientais para articulação e mobilização social de atores e instituições no entorno de áreas verdes, como parques e praças da cidade. O objetivo é melhorar a qualidade de vida da população que reside nos arredores do parque e fomentar a utilização do espaço público para lazer e contemplação da natureza.

Doação de mudas

Além do plantio, a Sema realizou a doação de mudas de árvores no andar térreo do Paço Municipal. Foram disponibilizados 150 exemplares de goiaba, amora e ipê-roxo. A ação ambiental teve como propósito estimular a população a plantar árvores em calçadas e quintais em toda a cidade, ampliando a área total vegetada em Sorocaba, em consonância com o Plano Municipal de Arborização Urbana.

Glaucia Cristine Franco, da área de Educação Ambiental do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), compareceu ao Paço Municipal para o plantio, com mais três funcionários da autarquia. Ela é integrante da Cisea há três anos e gostou muito da ação. “Plantamos sete árvores, foi muito gostoso. Na próxima semana vamos fazer a nossa parte também lá no Saae, com a distribuição de mudas de árvores durante a nossa Sipat”, comentou. Ela ainda levou um ipê-roxo para plantar em sua casa. “Lá é bem arborizado, é uma delícia, mas vou levar mais uma árvore para plantar”, afirmou.

Quem também participou da ação ambiental foi Marcio José Pedroso, da Secretaria da Saúde (SES), que junto de outros quatro funcionários da pasta plantaram sete árvores. “Vou almoçar no refeitório e caminhar até lá é bastante quente. Vai ser muito bom ter uma sombra pelo caminho”, declarou.

Elisabete Ferreira, uma das colegas de trabalho de Marcio, achou a iniciativa “maravilhosa”. “Aqui é bastante quente, foi uma ótima ideia plantar árvores neste lugar”, parabenizou. Ela também levou um ipê-roxo para plantar em sua casa.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.