Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

15/10/2014 - Sorocaba - SP

Servidores da frota municipal conheceram medidas sustentáveis para o ambiente de trabalho




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba 

Na manhã desta terça-feira (14), 60 servidores públicos que atuam na Seção de Manutenção da Frota e Logística da Prefeitura de Sorocaba receberam a visita da equipe de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). O objetivo foi de apresentá-los ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P Sorocaba).

Implementado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, o programa é voltado ao servidor público e tem como objetivo incorporar critérios de gestão socioambiental nas atividades públicas. 

Durante a ação ambiental, a gestora de desenvolvimento ambiental Carolina Barisson abordou alguns assuntos ligados à sustentabilidade no ambiente de trabalho, como a redução do consumo de energia elétrica, de água, de copos descartáveis e de papéis. 

Além disso, foi divulgado o Programa “Carona Solidária”, que incentiva os funcionários da Prefeitura de Sorocaba, da Urbes – Trânsito e Transportes e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) para que ofereçam e/ou recebam carona no trajeto de casa para o serviço e do serviço para casa. A iniciativa também faz parte do A3P Sorocaba. Além de economizar, a medida visa contribuir para a redução do congestionamento, diminuir a poluição do ar e a emissão de gases do efeito estufa.

Ao final da ação, a equipe da Sema também distribuiu canecas de acrílico entre os servidores públicos para que eles evitem utilizar os tradicionais copos plásticos. “A mudança de hábito requer o esforço das pessoas, é um trabalho de formiguinha, mas além de diminuir o número de resíduos para descarte, a medida também economiza o dinheiro público”, comentou Carolina Barisson.

De acordo com o chefe de seção de manutenção da frota da Secretaria da Administração (Sead), Agnaldo Silva de Campos, os 60 funcionários que atuam no setor consumiam aproximadamente 300 copos plásticos diariamente. “Nós sentimos a necessidade de eliminar os copos plásticos do nosso setor e entramos em contato com a Secretaria do Meio Ambiente, assim economizamos dinheiro para a Prefeitura e também diminuímos o lixo. Agora vou ter que cobrar deles essa mudança”, destacou.

O funileiro Levi de Campos Correa Carriel, de 43 anos, é servidor municipal há 22 anos e está ciente da necessidade da implementação do Programa A3P no trabalho. “É interessante para o meio ambiente. Eu não vou durar muito, mas tenho meus filhos e eu penso no futuro deles. Temos que ter mais consciência do que estamos fazendo com o planeta”, afirmou.

Levi mora no bairro Vitória Régia e apesar de ainda não ter se cadastrado no Programa Carona Solidária, já pratica a ideia junto com seus colegas. “Venho de ônibus, mas em alguns dias pego carona com o pessoal daqui. Já estou praticando a carona solidária”, brincou.

Os funcionários interessados em “ceder” e/ou “pegar” carona deverão se cadastrar no site www.meioambiente.sorocaba.sp.gov.br. No formulário, a pessoa deverá informar: nome, telefone, e-mail, bairro de saída, bairro de chegada, as principais avenidas de seu trajeto, horários e os dias da semana que tem interesse em participar.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.