Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

3/7/2015 - Sorocaba - SP

Serp recupera ruas de paralelepípedo em Aparecidinha




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

A Secretaria de Serviços Públicos (Serp) iniciou nesta quinta-feira (2) a recuperação de ruas de paralelepípedo no bairro de Aparecidinha. A intervenção ocorre em pontos onde houve afundamento da pista em decorrência do tráfego de veículos. A ação atende a reivindicação de moradores e se estenderá até a próxima semana.

Há pontos, como nas proximidades da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, em que o local danificado será todo refeito. “Este serviço é demorado e feito manualmente. Leva tempo. É preciso retirar as pedras, nivelar o solo, recolocar os paralelos e assentá-los”, explica Cícero Agostinho, encarregado do serviço que é realizado por equipe própria da Prefeitura. Em outros trechos será feita apenas aplicação de pó de pedra para preencher os sulcos entre os paralelepípedos.

Os trabalhos estão concentrados nas ruas Joaquim Machado, Quirino de Mello, Antônio José da Silva e Otaviano Félix Pereira. Essas ruas em paralelepípedo fazem parte do trecho do bairro – incluindo a capela – que é tombado pelo Conselho Municipal de Defesa ao Patrimônio Histórico (CMDP), conforme o Decreto nº 9.627/95. Desta forma, essas vias não podem ser pavimentadas com asfalto, o que descaracterizaria a região.

A Serp esclarece que há alguns anos houve, naquele bairro, problemas em ruas de paralelepípedos que foram remendadas com asfalto, porém tal prática não é mais realizada. “Chegou a ser feito dessa forma, mas o bairro foi tombado pelo Patrimônio Histórico e esta ação não é mais permitida”, reitera o assessor técnico da Serp, Geraldo Cardozo Neto.

Francisco Gonçalves Leite, 67 anos, morador em Aparecidinha há 27 anos, acredita que a pavimentação completa do bairro seria a melhor solução. “Dizem que não pode mais devido à conservação do patrimônio, então fazer o quê, o jeito é ficar remendando mesmo os trechos danificados, o que é uma medida paliativa. Mas seria bem melhor que fosse tudo pavimentado”, destaca.

O eletricista Everton da Cruz, 31 anos, é morador do bairro há sete anos e reclama do trânsito de veículos pesados pelo bairro, que oferece risco aos moradores e ainda danifica as vias. “Já que é patrimônio, então deveriam pensar também restringir o acesso desses veículos. Enquanto isso, refazer os pontos danificados ajuda e muito”, aponta.

Solicitações e Romaria

A periodicidade quanto à recuperação das vias de pedra varia, pois as equipes da Serp executam os reparos conforme o defeito aparece. “A Serp realiza vistorias ou atende solicitações de qualquer origem, inclusive dos munícipes, que podem ser feitas pelo telefone 156 ou diretamente na nossa sede, no segundo andar da Prefeitura”, completa Geraldo.

De acordo com a Serp, em toda a cidade há vinte ruas de paralelepípedos (nos bairros Aparecidinha, Vila Haro, Vila Hortênsia, centro e Jardim Santa Terezinha) e outras 26 de lajotas (Jardim Santa Terezinha, Vila Progresso, Vila Santana, Jardim Sorocabano, Centro, Vila Jardini, Jardim Magnólia e Vila Hortênsia).

Integrantes da Cooperativa de Egressos e Familiares de Egressos de Sorocaba e Região (Coopereso), que atuam em parceira da Prefeitura, também estão em Aparecidinha fazendo a varrição e capina nas ruas e calçadas, como forma de preparar o local para a tradicional Romaria que ocorrerá no dia 12 de julho. Ainda estão programados, até essa data, a limpeza e a roçagem da praça do bairro, bem como ao longo da Avenida 3 de Março, além de manutenção na iluminação pública.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.