Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

24/10/2012 - Sorocaba - SP

Sebrae-SP lança programa de inovação para pequenas indústrias da região de Sorocaba




da assessoria de imprensa 

Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) será apresentado em Sorocaba, na terça-feira (30), no Shopping M; evento reunirá empresários da região.   

 

Cerca de 1.100 empresas de pequeno porte do setor da indústria da região de Sorocaba serão atendidas pelo programa Agentes Locais de Inovação (ALI) que será lançado no próximo dia 30, pelo Escritório Regional do Sebrae-SP em Sorocaba. O evento será no Shopping M, às 19h.  O objetivo da iniciativa do Sebrae em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) visa aumentar a competitividade e sustentabilidade dos pequenos negócios com a prática de soluções inovadoras.

O ALI é um programa que busca a disseminação da cultura da inovação, motivando os empresários para adequação de produtos e processos, desenvolvimento de novos modelos de negócios e implantação de novas estratégias de marketing, focadas na inovação, e destinado às Empresas de Pequeno Porte (EPP) da área industrial de todos os segmentos, incluindo Metal Mecânico, Confecções, Alimentos, Construção, em outros.

A aplicação do programa é feita por bolsistas formados no máximo há três anos em curso superior - reconhecido pelo MEC - nas áreas afins, e contratados pelo CNPq, com capacitação realizada pelo Sebrae. Em todo o Estado serão 300 agentes, sendo 22 deles para atendimento em Sorocaba e nos municípios de Votorantim, Itu, Salto, Itapetininga, Tatuí, Cerquilho, Tietê e São Roque. 

Depois da capacitação que já está em curso, os agentes iniciam as primeiras visitas às empresas e interagem com os empresários, fornecendo informações e dicas de como a pequena empresa pode inovar. Os agentes elaboram o diagnóstico da empresa, criam e acompanham o plano de ação do empreendimento, e propõem estratégias para melhoria da gestão, além de monitorar os resultados das ações de inovação. O acompanhamento é feito por pelo menos um ano, e pode se estender por mais um ano.

De acordo com o gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em Sorocaba, Carlos Alberto de Freitas, o programa permitirá que as pequenas indústrias adotem modelos de inovação compatível com a realidade de cada empresa. “Nem sempre as ações de inovação demandam tecnologia e investimento. Algumas mudanças na rotina da empresa, na forma de gestão ou no processo operacional podem reduzir o custo do negócio, diminuir despesas e, consequentemente aumentar o faturamento e a competitividade da empresa diante do mercado,” afirma Freitas.

No evento de lançamento em Sorocaba, os empresários poderão conhecer o programa e terão a oportunidade de conhecer iniciativas de inovação aplicadas por pequenas empresas. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelos telefones 0800 570 0800  ou (15) 3224-4342

 

Programação

Lançamento do programa ALI

Data: 30 de outubro (terça-feira)

Horário: 19h

Programação

19h00- Credenciamento;

19h30 - Abertura Institucional – Marcelo Dini Oliveira

19h45 - Palestra Inovação rumo EPP – Fabio Ravazi Gerlac;

20h15 - Programa ALI – Sergio R. Gromik;

20h30 - Encerramento -  Carlos Alberto de Freitas

20h35 - Coffee Break

Local:  Shopping M (Av. Antonio Carlos Comitre, 295, Campolim)

Inscrições e informações: 0800 570 0800

Escritório Regional do Sebrae-SP em Sorocaba F. (15) 3224-4342

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.