Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

22/4/2014 - Sorocaba - SP

Saúde confirma doze novos casos de dengue




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Desde o início do ano até o dia 16 de abril, foram confirmados 59 casos de dengue em Sorocaba. Deste total, 40 são autóctones (contraídos na cidade) e 19 são importados. Os novos números foram divulgados nesta quinta-feira (17) pela Área da Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES). Para acessar o boletim na íntegra, clique aqui

Todos os casos registrados em Sorocaba neste ano tiveram operações de bloqueio realizadas na região onde o paciente reside. As ações foram desenvolvidas para reduzir o risco de novos casos, com a remoção de criadouros do mosquito, orientação dos moradores e busca de outras pessoas com sintomas. 

Para a diretora da Vigilância em Saúde, Daniela Valentim dos Santos, o baixo número de casos de dengue registrado em Sorocaba, comparando-se ao mesmo período do ano passado, se deve ao envolvimento de toda sociedade. 

“Ainda sim, lembramos que as ações de prevenção da dengue devem ser mantidas, pois além da presença do mosquito Aedes aegypti em todas as regiões da cidade, municípios de grande porte de nosso Estado apresentam elevado número de casos, o que pode interferir na situação epidemiológica do nosso município”, comenta.

Daniela lembra que as pessoas que apresentarem os primeiros sintomas da dengue (febre, dor de cabeça, dores nas articulações e no fundo dos olhos) devem procurar o serviço de saúde mais próximo, o quanto antes. “A hidratação, através da ingestão abundante de líquidos, deve ser adotada como forma de prevenir formas graves”, completa a diretora.

Feriado prolongado

Quem pretende viajar durante o final de semana prolongado da Páscoa e o feriado de Tiradentes deve ficar atento e tomar alguns cuidados para tentar evitar o avanço da dengue na cidade. A Área da Vigilância em Saúde da SES reforça as orientações de prevenção e combate à doença para aqueles que estão planejando visitar outras localidades nos próximos dias.

Antes de viajar, é preciso fazer uma vistoria em casa, e eliminar todos os objetos que possam acumular água da chuva, principalmente na área externa. É preciso confirmar se não há nenhuma calha entupida, objetos espalhados nos quintal e vasos de plantas que acumulem água. Além disso, é fundamental deixar os vasos sanitários tampados. Todos os criadouros do mosquito transmissor da dengue devem ser removidos.

Aqueles que pretendem visitar regiões onde há casos da doença, há mais recomendações: “Usar repelente durante a permanência nesses locais e, após o retorno, ficar atento ao aparecimento de sintomas por quinze dias. Apresentando febre, dor no corpo, dor atrás dos olhos ou manchas vermelhas na pele, a indicação é procurar uma unidade de saúde e relatar ao médico que esteve viajando”, diz Daniela.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.