Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

24/4/2015 - Sorocaba - SP

Saúde atualiza números da dengue e apresenta balanços das ações de combate




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Área de Vigilância em Saúde, divulgou o novo Boletim Epidemiológico da Dengue e da Chikungunya na tarde desta quinta-feira (23), durante a entrevista coletiva semanal sobre o tema. De acordo com o documento, em 2015, até o dia 20 de abril, foram registrados 10.248 casos de dengue confirmados por critério laboratorial e outros 35.845 casos prováveis, estabelecidos por critério clínico-epidemiológico, o que totaliza 46.093 casos.

Quanto aos óbitos notificados, os testes realizados no laboratório de referência do Estado, Instituto Adolfo Lutz (IAL) confirmaram mais quatro óbitos pela doença na cidade, totalizando 19 mortes neste ano. Outros 12 casos suspeitos foram descartados e 14 óbitos ainda estão sob investigação.

Em relação à Febre Chikungunya, o cenário continua o mesmo. O  município possui um caso importado confirmado, cuja paciente adquiriu a doença no município de Riachão do Jacuípe, no Estado da Bahia. Três casos foram descartados e um está aguardando resultado de exames.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Francisco Antônio Fernandes, 3.730 casos novos de dengue foram registrados em uma semana. Na semana passada, esse número foi de 4.449 e, na anterior, foram 5.908 casos novos. “O registro de novos casos da doença está diminuindo a cada semana, mas a cidade ainda enfrenta uma epidemia e há a previsão, feita por especialistas de todo o país, de que a dengue 'se arrastará' até o fim de maio”, comenta o secretário. “Então, não é o momento da população fraquejar. Pelo contrário, precisamos intensificar as ações de combate ao mosquito transmissor, eliminando todos os possíveis criadouros e realizando a correta manipulação e dispensação do lixo”, reforça o médico Francisco Antônio Fernandes.

Além da intensificação das medidas de eliminação de criadouros, a diretora da Área de Vigilância em Saúde da SES, Daniela Valentim dos Santos, voltou a repetir que é muito importante que as pessoas utilizem repelentes e, na presença de sintomas da dengue, hidratem-se em abundância e procurem atendimento de saúde, e só façam uso de medicamentos sob prescrição médica. “A pessoa com suspeita de dengue deve permanecer em casa durante os primeiros sete dias dos sintomas, deve manter a hidratação conforme prescrição médica e procurar o serviço de saúde caso apresente piora dos sintomas”, disse.

Arrastões e Cidade Limpa

Durante a coletiva, Daniela apresentou alguns números relativos às mais recentes ações de combate à dengue. A operação “Cidade Limpa”, realizada em parceria com a TV Tem, resultou na retirada de 135,8 toneladas de materiais inservíveis dos locais por onde os caminhões da Secretaria de Serviços Públicos (Serp) passaram entre os dias 13 e 22 de abril, representando uma média de 22,6 toneladas por dia.

Os arrastões realizados pela Divisão de Zoonoses neste mês, nos bairros Vila Hortência, Jardim Itapuã, Jardim Abaeté, Jardim Monterrey, Vila Eufrásio, Jardim Sol Nascente, Jardim Cruzeiro do Sul, Jardim Califórnia, Vila Senger, Jardim Botucatu, Jardim Saira, Vila Urbina/Vila Marques e Vila Matilde, recolheram 24,79 toneladas de criadouros dos imóveis no total.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.