Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

29/6/2015 - Sorocaba - SP

Roçagem de áreas públicas este ano equivale a 2.166 campos de futebol




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Serviço é executado diariamente por treze equipes de três empresas terceirizadas pela Prefeitura de Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), realizou nos cinco primeiro meses de 2015 a roçagem de 23,4 milhões de metros quadrados de áreas públicas. Esse volume equivale a 2.166 campos de futebol de padrão oficial (120m x 90m) e o serviço faz parte das ações constantes de manutenção de toda a cidade, que abrange despraguejamento e paisagismo de canteiros de praças, calçadas, parques, vias, áreas verdes, estradas de terra, ciclovias, áreas de lazer e terrenos públicos.

Entre praças e vias públicas, em média, são contabilizadas trezentas áreas limpas por mês. As roçagens contam com três empresas contratadas de forma terceirizada e, atualmente, treze equipes executam os serviços.

No ano passado todo, a área total roçada chegou a 59 milhões de m² – área igual a 5.462 campos de futebol -, sendo que, de janeiro a maio daquele ano, foram roçados 28 milhões de m² (2.592 campos de futebol).

A chefe de divisão do Centro Operacional da Serp, Gislaine Cristina Durigan Boff, explica que a área beneficiada este ano só foi menor em relação ao mesmo período do ano passado porque, desde janeiro de 2015, a Serp adotou uma nova metodologia de cálculo.

Pedidos

A cidade está dividida em três lotes: A, B e C. Para cada um deles, uma empresa é responsável por aproximadamente 2 mil m² de roçagem. O contrato em vigência para execução do serviço encerra-se em fevereiro de 2016. Para executar tais serviços, a Serp recebe pedidos da população na própria secretaria – no 2º andar da Prefeitura -, numa das seis unidades da Casa do Cidadão distribuídas pela cidade, ou por meio do telefone 156.

Ataliba Campos, 67 anos, que é guardador de carros num restaurante da avenida São Francisco, Santa Rosália, elogia a qualidade e periodicidade do serviço feito pelas equipes nessa região da cidade. “A roçagem acontece nos canteiros, no máximo, a cada dois meses. Está sempre limpo por aqui, o que é bom e deixa a cidade mais bonita”. De acordo com ele, há toda preocupação de não prejudicar carros parados na rua e pessoas. “Usam tela de proteção e não tem perigo de alguma pedra ser lançada na hora da roçagem e atingir alguém ou um carro”, completa.

A Serp confirma que a periodicidade estimada para uma equipe de roçagem retorna ao mesmo ponto onde já fez o serviço é de sessenta dias. A definição dos pontos que entram na programação de serviços ocorre de duas formas: por meio das verificações de campo, realizada pelos fiscais de cada área, ou mediante solicitações encaminhadas pelos munícipes.

Os pedidos entram na programação da Serp, mas existem também os chamados casos emergências, para os quais a secretaria redireciona uma equipe para atender a demanda. A secretaria tem ainda pontos prioritários para execução do serviço, que são aqueles situados em zonas de grande circulação de veículos e pedestres, com vistas à segurança e manutenção do paisagismo, para proporcionar maior conforto às pessoas que transitam por esses locais.

Nesta sexta-feira (26), a roçagem estava programada para ocorrer no campo na Rua Paulo Breda Filho – Éden; em área verde no Jardim Azaléas; em área revitalizada na Rua Alvarenga Peixoto – Jardim Brasilândia; em área verde em Brigadeiro Tobias; praças do Jardim Ipê, na Avenida Pereira da Silva, Rua Doroty de Oliveira, Rua Paula Mayer Catini/Av. Romão Ramos dos Santos – Vila Nova Esperança; Rua Waldemar Michelacci, Rua Severo Ferrucci – Parque Vila dos Ingleses; Rua Francisco Lopes Soares – Vila Helena; Rua Tomas Lamarca – Jardim Emília; Rua Érico Veríssimo e Rua Laura Maielo Kook – Bairro Ipanema das Pedras.

Em função da necessidade de adequação da programação, a Serp esclarece que pode alterar dias e locais previstos para a realização do serviço.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.