Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

21/5/2015 - Sorocaba - SP

Raio-X digital agiliza manejo animal em exames no Zoo




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

A equipe do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” conta com um novo aliado para agilizar o diagnóstico, tratamento e a reabilitação de animais do zoo. Trata-se de um digitalizador de imagens de Raio-X, importado e de alta tecnologia, adquirido há dois meses e que começou a ser usado agora em abril. O equipamento permitiu a substituição dos filmes radiográficos e possibilita correções técnicas na captura da imagem, sem necessidade de tirar outra chapa, agilizando o manejo do animal examinado, liberando-o mais rápido e com menos estresse.

O leitor digital de Raio-X, da marca Carestream e modelo DirectView Vita CR XE, é novidade no mercado veterinário e seu uso no “Quinzinho de Barros” consolida o zoo de Sorocaba como centro de referência em pesquisa e tratamento de animais,  aponta o médico veterinário Adauto Nunes.

O novo equipamento é usado junto a um aparelho de Raio-X convencional que emite radiação. Porém, a placa de filme fotográfico usada para capturar a imagem do animal é substituída por um chassi eletrônico, que depois é levado ao leitor que digitaliza a imagem. A imagem fica armazenada em um computador, numa sala especial, onde há uma tela de visualização em tempo real e outra - sensível ao toque e com tecnologia LED de alta definição - na sala de atendimento.

A ferramenta serve para suporte e orientação em caso de cirurgias e outros procedimentos, além de uso em treinamentos e aulas. Um software especial permite trabalhar essa imagem na tela, da maneira que o veterinário quiser: contraste, zoom, tamanho, posição, tonalidade. “Possibilita um diagnóstico mais preciso e de maneira mais ágil. O animal fica menos tempo anestesiado ou imobilizado, e menos chapas são necessárias num mesmo procedimento, o que garante menor exposição radioativa. Facilita tudo para o animal e para o profissional”, destaca Adauto.

O software utilizado tem configuração específica para alta qualidade de imagens de animais. “Conseguimos ver detalhes até então imperceptíveis pelas radiografias comuns e ainda temos a possibilidade de corrigir erros na técnica de captura da foto”, ressalta a médica veterinária residente Vanessa Ribeiro.

Exame

Em média, de quatro a cinco exames de radiografia são feitos a cada semana no “Quinzinho de Barros”, em geral para identificar casos de pneumonia ou corpos estranhos (como um anzol preso numa tartaruga), fraturas e outros traumas. Nesta quarta-feira (20), o novo aparelho foi usado para constatar a evolução do tratamento realizado num tucano que chegou ao zoo com as pernas fraturadas, há 15 dias. A ave passou por exame de raio-x no último dia 5 e, depois, por outros dois exames no dia 18.

Nesta quarta vez, após rápida imobilização da ave, via imagem digital, os veterinários confirmaram a melhora no quadro clínico com a formação de calo no local da fratura. “Com essa nova tecnologia é tudo muito mais rápido, preciso e seguro. Neste caso o tucano ficou em espaço restrito e recebeu alimentação especial, uma vez que não é possível imobilização. Em aves, o acompanhamento de cicatrizações leva vinte dias, contra dois meses em mamíferos, ou um ano em répteis. E os exames de Raio-X são necessários nesse processo todo”, conta Vanessa.

Estocagem e economia     

Outra vantagem do formato digital é a melhor estocagem e identificação das imagens, o que facilita levar o material para apresentações em congressos e conferências. “A radiografia comum exige mais espaço físico para guardá-las, gera mais lixo – pois há necessidade de impressão ou filme – e as chapas estragam mais fácil devido à ação do tempo”, completa Vanessa. São eventuais poluidores tóxicos, que necessitam de descarte especial.

Pelo procedimento antigo, a cada três meses era necessário fazer a troca dos produtos químicos usados na revelação das chapas. “Não teremos mais esse gasto e o novo aparelho renderá economia em longo prazo. Os filmes, chassis fotográficos, reveladores e fixadores químicos que tínhamos foram doados para uma entidade que precisa desses materiais”, finaliza Adauto.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.