Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

22/8/2014 - Sorocaba - SP

Próxima edição do Eu Faço Cultura vai estar em Sorocaba




da assessoria de imprensa

Após iniciar as atividades de 2014 no DF, projeto de iniciativa da Fenae e das Apcefs chega à cidade dia 30 de agosto, a partir das 9h 

Sorocaba (SP) será o primeiro município de São Paulo a receber a edição 2014 do Eu Faço Cultura. No dia 30 de agosto, sábado, no parque Vitória Régia, a comunidade terá acesso a apresentações de música e teatro, além de oficinas em cinco modalidades: percussão, circo, fotografia, artes plásticas e dança. Tudo de maneira gratuita. As atividades do EFC 2014 foram iniciadas no Gama, cidade-satélite do Distrito Federal, no dia 19 de julho.

O Eu Faço Cultura é uma realização do Movimento Cultural do Pessoal da Caixa (MCPC), iniciativa da Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal) e das Apcefs, patrocinada pela Caixa Seguros. São quase 100 mil empregados do banco envolvidos, dos quais cerca de 30 mil já fizeram destinações de seu Imposto de Renda devido. Os números fazem do EFC o maior projeto cultural do Brasil financiado com recursos do IR de Pessoa Física. A mecânica prevê a destinação espontânea de até 6% do Imposto Devido, conforme previsto na Lei Rouanet.

“Por levar disciplinas culturais a milhares de cidadãos brasileiros, contribuindo para a cidadania e o desenvolvimento pessoal dos participantes, o EFC é importantíssimo. Esse novo modelo beneficia ainda mais comunidades com fragilidades sociais”, destaca o diretor de Cultura da Fenae, Moacir Carneiro. Ele acrescenta: “São as doações dos empregados da Caixa que levam esse projeto cada vez mais longe e que o faz cada vez mais bonito”.

Ao longo dos sete anos de existência, o Eu Faço Cultura já passou por mais de 60 cidades, com mais de 200 eventos realizados. Cerca de R$ 31 milhões foram arrecadados e investidos, beneficiando mais de 50 instituições e 600 mil pessoas. Os dados do Ministério da Cultura apontam que desde 2006, o MCPC foi responsável por um grande aumento no número de pessoas que contribuem com a cultura via Lei Rouanet no Brasil. Nesse período, as doações cresceram 366%.

Além do Distrito Federal, Porto Alegre, Novo Hamburgo e Sorocaba, o calendário 2014 do EFC prevê a passagem por mais 9 localidades: Santos, Santo André e São José dos Campos, em São Paulo; Poços de Caldas, Juiz de Fora, Governador Valadares e Montes Claros, em Minas Gerais; Vitória (ES) e São Luís (MA).

Entre as apresentações, está o músico Beto Corrêa, que se apresenta às 10h. Ele que tem a música fazendo parte de sua vida desde os 9 anos, atualmente é professor de piano no curso de MPB e Jazz no Conservatório de Tatuí, Regente da Big Band Jovem, integrante do Trio Macaíba e do Grupo Mente Clara. Com o Trio Macaíba lançou o CD “Na Trilha do Pé de Serra” com participação de Dominguinhos, Hermeto Pascoal e o saxofonista Proveta. Com o grupo Mente Clara, desenvolve um trabalho de música instrumental brasileira já registrando dois CDs. Compositor, arranjador, pianista e acordeonista, produziu, gravou e tocou com vários nomes da música brasileira como: Dominguinhos, Djavan, Antônio Nóbrega, Hermeto Pascoal, Arismar do Espírito Santo, Osvaldinho Pena Branca, e outros.

Às 11h30, acontece o espetáculo infantil de contação de histórias com o Trupé de Teatro. Em meio a cantos, cantigas, danças e jogos populares, o grupo trás a peça "Tem Saci no Meu Quintal", o espetáculo faz um convite ao público para entrar no universo das personagens, suas peripécias e descobertas vivenciadas durante o espetáculo. O Grupo Saramuná de Teatro é composto por pesquisadores da Cultura Popular Brasileira, as atrizes Vanessa Soares, Camila Rocha, Fernanda Brito e o músico Ramon Vieira.

Às 16h, tem show com Junior Ferreira (sanfona) que vem acompanhado de Léo Barbosa (percussão), Hamilton Pinheiro (baixo) e Félix Jr (violão). No repertório, muito choro, baio e xote para animar o público. Além de composições já consagradas como Feira de Mangaio, composições próprias também farão parte do show.

E às 17h, é a vez do Circo Rebote com o palhaço Inka Clown, vindo das terras mais altas das Américas, diretamente do Andes, trazer sua trouxa repleta de truques, acrobacias, danças, equilibrismos e malabarismos para conquistar o público em toda parte. Gracioso e desastrado apresentará sua fiel companheira, a Lhaminha Acrobática, criada e adestrada por ele desde pequena. Suas falhas e erros farão todos rirem e se emocionar com suas peripécias.

Programação em Sorocaba (SP)

Atrações:

Banda Local: Beto Corrêa e Grupo
Banda Nacional: Junior Ferreira e Grupo 
Teatro Local: Trupé de Teatro
Teatro Nacional: Circo Rebote

AGENDA GERAL

Horário

Ação

09h

Abertura do evento

09h

Inscrição para oficinas

09h

Abertura Rua Brincante

09h

Inicio Inscrições Oficinas

10h

Primeira Turma Oficinas

10h

Apresentação de Banda Instrumental Local

11h

Segunda Turma Oficinas

11h30

Apresentação Teatro Local

12h

Terceira Turma Oficinas

13h

Quarta Turma Oficinas

14h

Quinta Turma Oficinas

15h

Sexta Turma Oficinas

16h

Sétima Turma Oficinas

16h

Apresentação Instrumental Nacional

17h

Oitava Turma Oficinas

17h

Apresentação Teatro Nacional

18h

Nona Turma Oficinas

18h

Cinema Open Air

19h

Décima Turma Oficinas

19h30

Encerramento Evento

 

SERVIÇO:

O que: Eu Faço Cultura em Sorocaba (SP)

Quando: Sábado, 30 de agosto
Horário: 9h às 19h
Quanto: Entrada gratuita

Onde: Rua José Martinez Peres, nº 1701 - Parque Vitoria Regia – Sorocaba - SP
Classificação: Livre
Informações: (61) 3213-5742



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.