Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

8/2/2017 - Sorocaba - SP

Promotores pedem mais tempo para definir TAC sobre entrega do Carandá




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Os promotores estaduais Cristina Palma e Jorge Alberto de Oliveira Marum e o procurador federal Vinícius Marajó Dal Secchi pediram mais tempo ao prefeito de Sorocaba, José Crespo, para definir o texto do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) a ser firmado para garantir a entrega dos apartamentos do Residencial Carandá.

“A razão para o adiamento é que os promotores querem ter antes posições oficiais dos governos da União e do Estado, porque a ideia é definir compromissos que possam ser cumpridos e rapidamente”, disse a vice-prefeita Jaqueline Coutinho, que coordena a Força-Tarefa criada pelo prefeito para fazer viabilizar a entrega pelo lado da Prefeitura.

Como essas posições oficiais serão obtidas pelo prefeito em uma viagem que ele fará a Brasília nesta quarta e quinta-feira (8 e 9) e pela vice-prefeita em uma reunião com o governo do Estado na sexta-feira (10), a nova data para a redação do texto do TAC ficou para a próxima semana, muito provavelmente para a terça-feira (14).

dsc0549

Verbas federais

O prefeito manterá encontro às 18h desta quarta com a secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Márcia Henriqueta Arantes Ferreira Alves, responsável pela definição das políticas públicas para o setor, para cobrar a liberação das verbas do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), que já deveriam ter sido repassadas.

“Queremos obter dela esse dinheiro para financiar a construção dos equipamentos necessários para o Carandá, como creche e escola. Se possível queremos sair do ministério com o cheque na mão”, disse o prefeito, que também discutirá a possibilidade de entregar o residencial com creche e escola construídas em estruturas modulares.

Essas estruturas podem ser erguidas de forma mais rápida, entre cinco e seis meses, quase a metade do tempo da construção tradicional, e são aprovadas do ponto de vista técnico pelo próprio Ministério das Cidades. “Estamos buscando o aval para soluções mais rápidas que possam resolver o problema que herdamos da administração passada”.

Na viagem a Brasília, o prefeito será acompanhado de três secretários ligados ao assunto para auxiliá-lo nas definições com os representantes do governo federal de forma mais rápida: Fábio Martins (Fazenda), Luiz Alberto Fioravante (Planejamento e Projetos) e Anselmo Neto (Relações Institucionais e Metropolitanas).

Trevo de acesso

Já a vice-prefeita Jaqueline Coutinho vai atuar junto ao secretário de Estado de Logística e Transporte, Alberto José Macedo Filho, para alterar o trevo projetado pelo governo do Estado como acesso ao Residencial Carandá, que ficou muito estreito, segundo os técnicos da Prefeitura, os quais apresentaram uma proposta de mudança.

O encontro foi marcado pelo próprio secretário de Estado depois de uma reunião da vice-prefeita e de integrantes da Força-Tarefa que ela comanda com Macedo Filho. Na reunião desta sexta-feira (10), os técnicos do governo estadual vão dizer se podem mudar ou não o projeto que está em fase de licitação e já teve abertura de envelopes.

“Estamos levando conosco os representantes da Construtora Direcional, Gerson Barros, responsável pelo Residencial Carandá, e da Construtora Cury, Ronaldo Cury, responsável pelo Residencial Altos de Ipanema, que ficam lado a lado, para que eles ofereçam ajuda no financiamento dessas obras para agilizarmos”, disse Jaqueline.

Participarão também da reunião na Secretaria de Estado de Logística e Transportes, os secretários municipais: Luiz Alberto Fioravante, Maurício Campanati (Habitação) e Wilson Unterkircher (Mobilidade e Acessibilidade), além do engenheiro Fumio Korokawa da Prefeitura e representantes do Departamento de Estradas e Rodagem (DER).

 

Reunião de apontamentos

Em mais uma tentativa de encontrar saídas para as dificuldades na entrega do Residencial Carandá e alternativas ao processo original via Brasília e governo do Estado, a vice-prefeita e alguns dos secretários que compõem a Força-Tarefa se reuniram nesta terça-feira (7) com representantes das construtoras e dos bancos financiadores.

No encontro, os representantes das construtoras concordaram em contribuir financeiramente para resolver o problema, como a construção de marginais que levem ao novo trevo. “A nossa ideia é dividir o trevo previsto pelo Estado em dois e para isto teremos de contar com vias marginais para acessar esses dois trevos”, disse a vice.

Participaram da reunião também os secretários Maurício Campanati, Luiz Alberto Fioravante, Eloy de Oliveira (Comunicação e Eventos) e os gerentes Vagner Carrilho Fidêncio (Banco do Brasil, agente financiador do Residencial Carandá) e Sandra Regina de Barros e Edson Previato (Caixa, agente financiador do Residencial Altos do Ipanema).

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.